BorgWarner Fornecerá eMotor para Montadora Norte-Americana em Projeto de Veículos Híbridos

A BorgWarner, referência global em soluções para mobilidade elétrica e sustentável, assinou contrato com uma importante montadora norte-americana para o fornecimento de seu motor elétrico SW130 (S-wind), com arquitetura de 400 volts. A BorgWarner Fornecerá o eMotor para ser utilizado em uma nova linha de caminhões híbridos de grande porte e SUVs. A produção do sistema está programada para iniciar no segundo trimestre de 2028.

Com este acordo, a tecnologia S-wind de motores elétricos da BorgWarner ganha nova escala internacional, fortalecendo a presença da empresa em aplicações de alto volume e alta tensão no segmento de veículos eletrificados.

BorgWarner eMotor: Parceria estratégica e desenvolvimento sob medida

De acordo com o Dr. Stefan Demmerle, Vice-Presidente da BorgWarner Inc. e Presidente da PowerDrive Systems, a parceria reflete um trabalho de coengenharia com foco na personalização da solução.

“A BorgWarner tem colaborado estreitamente com esta montadora, fornecendo feedback contínuo e valioso para desenvolver uma solução S-wind eMotor que atenda aos requisitos específicos da aplicação”, afirmou Demmerle. “Este acordo comercial é um reflexo direto da expertise técnica da nossa equipe de engenharia, desde a elaboração de especificações até a fabricação e implementação do projeto.”

Tecnologia S-wind: eficiência e escalabilidade

O SW130 utiliza a inovadora tecnologia S-wind, projetada para substituir alternadores em arquiteturas de alta tensão. Seu diferencial está no design compacto e altamente eficiente: o enrolamento retangular contínuo maximiza o desempenho e reduz perdas energéticas, tudo em um espaço otimizado.

Diferente de motores com tecnologia hairpin, o S-wind adota a inserção radial de fios, reduzindo em mais de 90% os pontos de soldagem. Essa abordagem permite maior flexibilidade no processo de produção, com ganhos em escalabilidade, eficiência de materiais e redução de custos.

Alta densidade de potência para aplicações híbridas

Desenvolvido especificamente para veículos híbridos, o motor SW130 apresenta um estator com 130 mm de diâmetro e 65 mm de comprimento de pilha. Essa configuração foi projetada para oferecer torque elevado, mantendo baixos níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH).

A decisão da montadora norte-americana reforça o posicionamento da empresa no avanço das soluções eletrificadas para veículos comerciais e utilitários esportivos. O fornecimento do eMotor SW130 destaca o papel da BorgWarner como parceira estratégica em tecnologias de eletrificação.

Confira as principais notícias do setor no porta da Revista Reparação Automotiva.