Demanda de freios automotivos para reposição: sistemas de freio para linha leve e pesada em 2025

A demanda de freios automotivos para reposição tem se mostrado crescente, especialmente no setor de linha leve e comercial pesada. Os sistemas de freio dos veículos são peças fundamentais para a segurança automotiva, e sua necessidade de reparação ou substituição varia de acordo com diversos fatores, como estilo de direção, tipo de terreno, pavimento e volume de carga, no caso de veículos comerciais pesados.

Embora a durabilidade desses componentes dependa de vários fatores, uma certeza é que os freios possuem vida limitada, já que operam por meio de atrito. O desgaste, portanto, é inevitável, mas pode variar conforme a forma de condução.

Linha Leve (automóveis e comerciais leves)

Os principais componentes do sistema de freios da linha leve, como cilindro mestre, discos, pastilhas e patins, têm uma quilometragem média de uso bem definida:

  • Cilindro mestre: Converte a força do pedal em pressão hidráulica, transmitida para as rodas. Quilometragem média de substituição: 50.000 km, com verificações constantes a cada 10.000 km, avaliando sempre o nível do fluído do freio.
  • Discos de freio: Recebem a pressão das pastilhas para gerar atrito e desacelerar o carro. Quilometragem média de uso: entre 50 e 70.000 km.
  • Pastilhas de freio: Responsáveis por pressionar o disco e desacelerar o carro. Normalmente são produzidas com materiais metálicos, cerâmicos ou orgânicos. Quilometragem média de uso: entre 30 e 50.000 km.
  • Patim de freio: Exerce pressão sobre o tambor do freio, criando atrito e trabalhando em conjunto com os demais componentes do sistema para reduzir a velocidade. Quilometragem média de uso: entre 30 e 50.000 km.
  • Servo-Freio: Amplifica a força aplicada pelo motorista no pedal de freio, tornando a frenagem mais fácil, macia e eficiente. Quilometragem média de uso: entre 50 e 70.000 km. Revisar sempre que o pedal do freio ficar mais duro no acionamento.

Desnecessário lembrar da importância de verificação constante e manutenção preventiva do sistema de freio. Quanto à demanda de freios automotivos para 2025, a GeoAfter calcula o volume de reparação necessário com base nas quilometragens médias dos componentes.

Linha Comercial Pesada (caminhões, ônibus e semirreboques)

O sistema de freios dos veículos da linha comercial pesada é diferente, devido ao maior peso e carga transportada. Nesses veículos, utiliza-se um sistema pneumático de freio, alimentado por ar gerado por um compressor, permitindo a desaceleração e parada de veículos com peso bruto superior a 40 toneladas.

Entre os principais componentes do sistema de freio da linha pesada, destacam-se:

  • Ajustador automático ou catraca: Ajusta a folga entre a lona de freio e o tambor à medida que a lona se desgasta.
  • Câmara de estacionamento (springbrake): Mantém o freio acionado quando o veículo está parado.
  • Câmara de serviço ou cuíca: Converte a pressão do ar comprimido em força de frenagem.
  • Compressor: Comprime o ar atmosférico e o armazena em reservatórios para acionar o sistema de freios.
  • Sapata de freio: Converte a energia cinética em calor através do atrito, resultando na desaceleração do veículo.

Esses componentes apresentam uma durabilidade maior, com as sapatas de freio dos caminhões e ônibus rodoviários chegando a até 500.000 km, enquanto os componentes de veículos urbanos podem ter ciclos de vida mais curtos, em torno de 150.000 km.

A demanda de freios automotivos para a linha comercial pesada, estimada para 2025, leva em consideração o tipo de pavimento, excesso de carga e outros fatores, como a manutenção preventiva inadequada. Esses elementos impactam diretamente na vida útil das sapatas, ajustadores, válvulas e cubos de roda, exigindo cuidados específicos.

Projeção de demanda de freios automotivos para 2025

A GeoAfter calcula a demanda de componentes de freio para 2025 de maneira detalhada, com base em mais de uma dezena de válvulas pneumáticas que integram o sistema de freios, levando em conta as condições específicas de cada região e município. A análise da demanda também inclui a variação do ciclo de vida das peças em diferentes tipos de veículos, como comerciais leves e pesados.

Consulte pelo telefone (11) 96480-0847 e fale com Sérgio Duque para saber mais sobre a demanda de freios automotivos, por estado da federação, mesorregião, microrregião e até para cada município.

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