O PASSO A PASSO DO USO DO MULTÍMETRO

Diagnóstico no detalhe | Teste de Bateria no Multímetro

“Geralmente quando um diagnóstico que não gera uma DTC, muitos dos profissionais tem dificuldade com o nosso amigo do dia a dia o “Multímetro “, pois necessita de processos específicos de testes que exigem o seu uso. Se liga ai neste detalhe abaixo.

O Multímetro digital é um instrumento que permite através de suas pontas de prova, fazer medições de várias grandezas elétricas, e as mais utilizadas no dia a dia na oficina são: a tensão, a corrente e a resistência. Obs: AC (alternado) e DC (continuo) o mais utilizado.

Temos vários modelos de multímetros e alguns permitem ainda, dentre outras funções, testarem componentes eletrônicos e medir outras grandezas elétricas. 

Para fazer as medições mais utilizadas nos diagnósticos eletroeletrônico automotivo, selecionar e conectar os cabos de medição no instrumento, escolher a função desejada e a escala de medição correta e utilizar o instrumento de acordo com os procedimentos. 

Vamos medir a Tensão de uma bateria como exemplo. 

O Multímetro deve ser ligado na função de Voltímetro (V), se liga no passo a passo abaixo: 

Inserir o cabo de medição preto no terminal “COM” e o cabo de medição vermelho no terminal “V|Ω”.

Selecionar a escala de medição adequada através da chave seletora do Multímetro. Se o valor a ser medido não for conhecido, começar pela escala maior e ir diminuindo até chegar àquela com maior precisão; Encostar o cabo de medição preto no ponto de massa (“negativo”) do circuito ou no pólo negativo da bateria. 

Encoste o cabo de medição vermelho em um ponto energizado (“positivo”) do circuito. 

Obs: A tensão deve ser medida sempre com o Multímetro instalado em paralelo ao circuito energizado.

Para medir a Corrente ou um consumo de um circuito, o Multímetro deve ser ligado na função Amperímetro (A), se liga no passo a passo abaixo: 

Obs.: A corrente deve ser medida sempre com o Multímetro instalado em série com o circuito energizado.

Inserir o cabo de medição preto no terminal “COM” e o cabo de medição vermelho no terminal “10A” (selecionar “10A ou 20A” sempre selecionar a escala maior de corrente); 

Selecionar a escala de medição adequada através da chave seletora. Desligar todas as alimentações do circuito ou desconectar o circuito da sua bateria; 

Conectar o cabo de medição vermelho o mais próximo possível da bateria e o cabo de medição preto o mais próximo possível do ponto de massa. 

Ligar o circuito e fazer a medição. 

“Nunca dar a partida no veículo com o multímetro na função amperímetro”. 

Toda corrente medida pelo Multímetro passa pelo seu circuito interno. Portanto, é importante não exceder o tempo de medição especificado no aparelho, para não danificar o multímetro. 

Leia sempre o manual de qualquer equipamento.

Para medir a Resistência, o Multímetro deve ser ligado na função de Ohmímetro (Ω), se liga no passo a passo abaixo: 

Inserir o cabo de medição preto no terminal “COM” e o cabo de medição vermelho no terminal “V | Ω”; 

Selecionar a escala de medição adequada através da chave seletora. Se o valor a ser medido não for conhecido, começar pela escala maior e ir diminuindo até chegar àquela com maior precisão; 

Desligar o circuito ou retirar o componente a ser medido; 

Encostar os cabos de medição no componente a ser medido. 

A resistência deve ser medida sempre com o circuito desligado e o multímetro conectado em paralelo ao componente; 

Use sempre o valor de referência para medir o componente e o display mostrará o valor real e analise se está dentro da faixa de tolerância. Sempre verificar a escala para fazer a leitura correta. 

Para fazer medições de Continuidade dos chicotes elétricos, o multímetro deve ser ligado na função de continuidade, se liga no passo a passo abaixo: 

Inserir o cabo de medição preto no terminal “COM” e o cabo de medição vermelho no terminal “V / Ω”; 

Selecionar a escala de medição de continuidade com aviso sonoro se o multímetro tiver através da chave seletora; 

Desligue o circuito a ser medido; 

Encoste os cabos de medição nos pontos a serem medidos. 

Se o circuito estiver fechado, vai ouvir um “beep” (quando disponível) e o display mostrará aproximadamente 0,00Ω.

Se o circuito estiver aberto, não vai ouvir um “beep” , ou não vai zerar. Na foto ao lado usamos um pedaço de cabo elétrico para medir continuidade.

Diagnóstico da Bateria através da tensão e “Consumo”.

O teste de tensão da bateria irá avaliar o valor aproximado de tensão da bateria. 

Antes de proceder com o teste, verifique se a bateria está carregada, de acordo com o procedimento adequado. 

1 Antes de iniciar o teste de tensão da bateria. Acionar as luzes por 15 segundos. Em seguida, aguardar aproximadamente 5 minutos para a tensão da bateria equilibrar. 

2 Desconectar os cabos da bateria, começando pelo negativo. 

3 Utilizar um multímetro, conectando-o aos polos da bateria, medir a tensão de circuito aberto. 

Essa leitura de tensão irá indicar o estado de carga da bateria, porém não irá apresentar a capacidade de carga para dar partida no motor. 

Se a bateria tem uma leitura da tensão de circuito aberto no valor de 12,4 V ou superior, ela poderá ter sua carga medida para revelar sua capacidade para dar partida no motor com um Midtronic ou outro aparelho (temos hoje várias marcas no mercado). 

Abaixo, temos uma tabela de tensão de circuito aberto.

Tensão do Circuito AbertoPorcentagem de Carga
11,70V ou menos0%
12,00V25%
12,20V50%
12,40V75%
12,60V ou mais100%

E PARA CALCULAR O CONSUMO DE CORRENTE DE UM VEÍCULO, BASTA FAZER ESTE CÁLCULO ABAIXO:

Consumo em stand byFator de Cálculo:0,0006xAhExemplo: Bateria de 60Ah0,0006×60 = 0,036A ou 36mA

Everton Luiz Peroni Almeida (@evertonperoni), do Centro Automotivo Everton Peroni em Vitória (ES)