Brasil ultrapassa 40 milhões de condutores habilitados para motos em 2025

O Brasil atingiu em 2025 a marca de 40 milhões de condutores habilitados para motos, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O número representa cerca de 20% da população brasileira e simboliza o papel crescente das motocicletas no cenário da mobilidade e do trabalho no país.

Nos últimos 14 anos, o total de condutores habilitados para motos quase dobrou, abrangendo pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil, reforçando a importância da moto não apenas como meio de transporte, mas também como uma ferramenta essencial para atividades profissionais.

A importância da moto na economia brasileira

A motocicleta, além de veículo pessoal, tornou-se indispensável para várias categorias profissionais, como entregadores, mototaxistas e trabalhadores autônomos. Em 2025, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) projeta a comercialização de mais de 2 milhões de motocicletas, um crescimento de 10% em relação às 1.875.903 unidades vendidas em 2024.

“Sabemos que a moto vai além do transporte. Para muitos brasileiros, ela é uma ferramenta de trabalho e uma fonte de renda. Nosso papel é facilitar o acesso à regularização veicular para que ninguém precise parar por falta de pagamento,” destaca Callebe Mendes, founder da fintech Zapay.

Fintech viabiliza regularização para condutores habilitados para motos

A fintech Zapay, que oferece soluções digitais voltadas à regularização veicular, tem se destacado no apoio a motociclistas em todo o Brasil. O serviço permite que condutores regularizem débitos como IPVA, licenciamento e multas de maneira prática, online e parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito.

Integrada a mais de 25 Detrans estaduais, a plataforma é uma ferramenta essencial para segmentos que dependem da motocicleta para a geração de renda. Além de agilizar consultas e pagamentos, os serviços da Zapay garantem que motociclistas permaneçam com seus veículos regularizados e seguros para atuação no trânsito.

O crescimento da base de condutores habilitados para motos

O aumento no número de condutores habilitados para motos acompanha um cenário de maior acessibilidade e popularização das motocicletas, especialmente em regiões onde o veículo é uma solução mais viável e econômica diante das limitações de transporte público.

A moto, aliada a serviços de regularização digital como os da Zapay, ajuda a milhões de brasileiros a se manterem no mercado de trabalho, além de contribuírem para uma mobilidade mais eficiente, especialmente em áreas urbanas e de difícil acesso.

Ao longo dos anos, eventos como o Dia do Motociclista, celebrado no dia 27 de julho, têm enfatizado a relevância social e econômica desse meio de transporte e seus condutores. São ações de incentivo e serviços direcionados que reforçam a necessidade de manter em dia a documentação e a segurança dos veículos em circulação.

Perspectivas para o mercado de motocicletas

O cenário otimista para 2025 mostra que as motocicletas continuarão desempenhando um papel estratégico no Brasil, tanto em termos de oferta de transporte quanto de contribuição para a economia. O crescimento no número de condutores habilitados para motos e as projeções de aumento nas vendas refletem uma crescente adaptação às mudanças no perfil de mobilidade e na busca por eficiência em deslocamentos e trabalho.

“Com a combinação entre tecnologia e facilidades para os condutores, como soluções digitais de quitação de débitos, o setor de duas rodas promete continuar crescendo, promovendo mais autonomia para milhões de brasileiros.”

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.