A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), anunciou a nomeação de Lia Maria Aguiar para o prestigiado Heritage Hall of Fame. Ela é a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, reconhecida por seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista.
. O espaço, que é o maior museu antigomobilista da América Latina, celebra a história dos automóveis e sua profunda conexão com o Brasil.
“O CARDE é muito especial para mim. É uma viagem no tempo, que me faz revisitar minha própria história, desde menina. O CARDE tem uma capacidade incrível de despertar memórias afetivas e inspirar momentos felizes”, afirma Lia Maria Aguiar, fundadora da instituição.
Com a inclusão de Lia Maria Aguiar, agora são três brasileiros no Hall da Fama da FIVA, ao lado de Og Pozzoli e Roberto Suga, reconhecidos pela dedicação à preservação da história dos veículos antigos.
O CARDE e sua importância no legado de Lia Maria Aguiar
Inaugurado em 28 de novembro de 2024, o CARDE | Arte Design Museu é um marco na preservação do patrimônio cultural e automotivo. Localizado no meio de uma floresta de araucárias em Campos do Jordão, o museu utiliza automóveis como protagonistas para contar a história do Brasil no século 20.
Desde sua abertura, o museu já recebeu mais de 50 mil visitantes e passou a integrar as atividades da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que é referência em projetos socioculturais na região.
O CARDE traz uma forma única de narrar a história, com um acervo que resgata memórias e conecta gerações. Um exemplo simbólico é o Willys Interlagos Nº 22, peça de destaque do museu e recriação histórica da capa da primeira edição da revista AutoEsporte, de 1964.
“O CARDE reforça o compromisso com a transmissão de cultura e preservação de histórias, de maneira democrática e abrangente”, comenta Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro honorário da Fundação.
Fundação Lia Maria Aguiar: projetos que transformam vidas
Ligado à Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), o CARDE é o reflexo do trabalho contínuo da instituição para valorizar cultura, educação e saúde em Campos do Jordão. Criada como uma organização independente e sem fins lucrativos, a fundação beneficia mais de 700 crianças e adolescentes por meio de cursos profissionais nos núcleos de Dança, Música e Teatro.
Além disso, o Núcleo de Saúde, administrado em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, garante atendimento médico gratuito para alunos, familiares e colaboradores, com mais de 100 mil consultas anuais e o pioneiro tratamento de hemodiálise no município.
O impacto da FLMA vai além: suas ações beneficiam diretamente a população local, através de parcerias com a Prefeitura de Campos do Jordão, consolidando uma abordagem inclusiva e transformadora.
Reconhecimentos no Brasil
As contribuições para o setor automobilístico e para a preservação cultural já renderam homenagens pela imprensa brasileira. Durante a premiação do Carro do Ano 2025, da revista AutoEsporte, Lia foi incluída no Hall da Fama da publicação, em homenagem à idealização e concretização do CARDE.
“O CARDE é um legado de grande relevância, uma forma de resguardar a memória da indústria automobilística no País,” destacou Antonio Fraga, presidente da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto), durante homenagem recebida no dia da inauguração do museu.
Um marco para o Brasil
A escolha de Lia Maria Aguiar para compor o Heritage Hall of Fame da FIVA reconhece não apenas sua dedicação à preservação do patrimônio automotivo, mas também sua contribuição para transformar a história dos automóveis em uma ferramenta cultural, afetiva e educativa.
Com o CARDE como espaço central dessa memória, Lia Maria Aguiar deixa para o Brasil e para o mundo um legado que transcende o antigomobilismo, perpetuando histórias que conectam pessoas, reconstróem narrativas e impulsionam novas gerações em direção ao conhecimento e à valorização cultural.