INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II – PODE SER UMA GRANDE ALIADA NA OFICINA!

Olá, meu amigo e leitor assíduo, tudo bem? Espero que sim. Na edição passada, apresentei alguns pontos onde o uso de forma errônea da inteligência artificial, pode atrapalhar mais que ajudar no dia a adia da oficina. É tudo uma questão de domínio do uso e entendimento. Nesta edição, apresento a segunda parte deste tema, porém com uma situação bem diferente, a qual mostra a forma que a inteligência artificial pode ser uma grande aliada, pois traz recursos avançados para execução de tarefas na reparação automotiva.

INTIELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ALIADA DA OFICINA!

Para ilustrar nosso tema, apresento a última aquisição da General Tech em equipamentos de diagnóstico. Ele traz em sua matriz, recursos de inteligência artificial.

O SCANNER ZENITH 7 PRO, da sul-coreana EZDS CO., representada no BRASIL, pela Distribuidora de equipamentos de diagnósticos automotivos, a GYNPROG BRASIL, situada em Goiânia (GO).

Este equipamento traz recursos encontrados somente nos scanners originais das montadoras, isso porque a empresa fornece para o grupo Hyundai e KIA.

O Zenith 7 Pro, apresenta muitos diferenciais desde sua construção, seu hardware até chegarmos no software, ele oferece agilidade e praticidade no dia a dia da oficina. Aliado a estes recursos, está integrado ao sistema a interação com inteligência artificial, como o CHATGPT, por exemplo.

Na prática como isto funciona o Scanner e a sua Inteligencia Artificial ajuda a oficina

Acessei um veículo, o  VW Tiguan 2018, para um determinado diagnóstico. O tempo de acesso é de poucos segundos, devido a alta velocidade de processamento do ZENITH 7 PRO. Vejamos a tela inicial:

Na tela Inicial, temos os menus de acesso, começando por:

  • Diagnóstico
  • Serviço,
  • Auto VIN,
  • Configurações, etc.

Vamos acessar o AUTO VIN, onde o Scanner ZENITH 7 PRO, faz a busca do modelo e sistema do veículo pelo chassi:

Na tela que se abre, ele apresenta duas versões do VW Tiguan, a 1ª versão que inicia em 2008 e fica contemporânea com a segunda no ano de 2018, onde a segunda versão se torna mais tecnológica, em alguns equipamentos traz o nome de 2018 CAN.

Neste veículo que analisei é a segunda versão, 2018 em diante.

Aqui temos duas opções de tela inicial. A primeira é a topológica:

Topologia é uma representação visual da estrutura e organização de uma rede, mostrando como os dispositivos estão conectados e como os dados fluem entre eles. Assim podemos identificar, quais módulos integram o sistema embarcado do veículo, bem como qual módulo não está se comunicando.

A segunda tela, é em forma de lista, onde os nomes de cada módulo aparecem descrito:

Aqui pode ser visto, pontos de exclamação em alguns módulos, apontando que há uma necessidade de atenção do reparador.

Isto acontece, em veículos onde temos as redes de comunicação com gateways protegidas, como exemplo o sistema SGW Stellantis ou SFD VW.

Após acessar o módulo de injeção em específico, o sistema apresenta uma tela, com mensagem em inglês:

Talvez aqui, você possa pensar:

Em inglês? Não vou conseguir utilizar um equipamento deste.

Então a EZDS, pensando nos reparadores, ela inseriu em seus equipamentos as funcionalidades da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, tudo com um click.

Basta colocar o dedo sobre a tela e segurar, a IA, entra com a tradução automática:

A tela abre o Google tradutor, e você segue com o diagnóstico.

Vejamos estes recursos em uma tela de DTC- Códigos de falhas.

Na tela de DTC, temos na sequência da descrição das falhas, que estão em inglês, mas em breve todo o sistema estará em português. Ícones apontando IA para auxiliar na interpretação das falhas e direcionando alguns testes a serem realizados.

Porém, antes vamos traduzir um dos textos que indicam falha do sistema:

Temos o código 20662, relacionado a Sonda Lambda, banco 1, sensor 1. P0131.

Observe que, por ser um equipamento que segue os padrões das montadoras, ele traz na primeira descrição o código conforme a VW. Depois o código no padrão global (P).

Ao segurar com dedo na tela:

O Zenith 7 PRO, irá realizar a tradução:

Apresentando que o sinal da Sonda está muito baixo.

Bom, mas o recurso de IA é muito além, na mesma tela, você irá clicar na lupa com o símbolo em AI ou IA:

AO clicar na lupa, o Zenith 7 Pro, irá te direcionar para página do ChatGPT, trazendo toda uma descrição, orientando um passo a passo de testes a serem realizados:

Aqui o resultado veio em inglês, pois a raiz do DTC estava em inglês, como das demais formas, apenas em um click ele traduz e te dá o texto no seu idioma, em nosso caso português.

Então, meu caro amigo, podemos concluir que a Inteligência artificial, pode sim, ajudar no dia a dia da oficina. O que vai direcionar se ela ajuda ou atrapalha, é o conhecimento técnico do reparador automotivo, o equipamento de ponta dotado do sistema, bem ajustado e configurado pelo fabricante.

Te espero na próxima edição, aqui, na Revista Reparação Automotiva!

Quer conhecer mais sobre estes temas e outros, siga-nos em nossas redes sociais e canais do YouTube:

Instagram: @profleandromarco, @generaltechctp, @revistarepaçãoautomotiva

Youtube:   @generaltechad, @revistareparaçãoautomotiva

Leandro Marco, professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

Acesse a Banca Digital da Revista Reparação Automotiva

Conheça o GeoAfter e dimensione suas vendas de acordo com a frota circulante potencial de mercado