Van elétrica da Iveco

Iveco Group e Senai lançam jornada de descarbonização

O Iveco Group e o Senai estão no centro de uma iniciativa inédita que une educação, inovação e sustentabilidade.

A parceria entre eles conduz 60 mil alunos em uma jornada prática de desenvolvimento de soluções para reduzir emissões na indústria automotiva. Dessa forma reforçam o compromisso com a mobilidade multienergética e de baixo carbono.

A ação, que acontece entre agosto e novembro, envolve estudantes de diferentes regiões de Minas Gerais, em modalidades como Aperfeiçoamento, Qualificação, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica de Nível Médio. Sendo assim o objetivo de transformar talentos em protagonistas da descarbonização industrial.

Três etapas da jornada de inovação

Na primeira fase, chamada Largada Sustentável (7 a 21 de agosto), equipes multidisciplinares criam, desenvolvem e modelam ideias para responder ao desafio da descarbonização da cadeia de matérias-primas do Iveco Group. Além disso, todos os alunos passam pelo curso “Introdução à Descarbonização Industrial”.

De 25 de agosto a 19 de setembro, a etapa Oficina de Inovação transforma as melhores ideias em projetos estruturados. Já a fase final, Sprint Final (22 de setembro a 31 de outubro), acelera e refina as propostas, garantindo aplicabilidade, inovação e impacto climático.

Compromisso com a transição sustentável

“Os desafios impostos pelas mudanças climáticas exigem respostas conjuntas entre indústria, educação e inovação. Por isso, a jornada de Iveco Group e Senai descarbonização simboliza não apenas nosso compromisso com a pauta climática, mas também o desenvolvimento de pessoas e processos para acelerar a transição energética no Brasil”, afirma Lucilene Carvalho, gerente de Sustentabilidade do Iveco Group.

Durante toda a trilha, as equipes recebem orientação para estruturar modelos de negócio, elaborar pitches e protótipos. Os três projetos mais inovadores serão escolhidos em novembro, em Belo Horizonte, durante apresentação ao vivo no Senai Horto. Os vencedores ganharão bolsas de estudo, visita guiada ao complexo do Iveco Group em Sete Lagoas e ações de incentivo à educação.

“Essa trilha vai além da formação técnica. É um convite para que os estudantes sejam protagonistas da descarbonização industrial, valorizando a educação como motor da transição energética”, conclui Ricardo Aloysio, gerente de Educação e Tecnologia do Senai-MG,

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.