A manutenção de freios é essencial para a segurança veicular.
O sistema de frenagem é o principal mecanismo ativo do carro, responsável por desacelerar e parar o veículo. Manter freios em ordem previne acidentes e protege os ocupantes do veículo.

O sistema de freios é formado por pastilhas, discos e fluido, que atuam em conjunto. Cada componente tem função específica e desgaste natural ao longo do tempo. As pastilhas, por exemplo, sofrem desgaste gradual a cada frenagem.
Se o desgaste for intenso, ocorre atrito direto entre o metal da pastilha e o disco, danificando o disco, comprometendo a eficiência da frenagem e aumentando os custos de reparo. Discos muito desgastados elevam a distância de parada, representando perigo em emergências.
“A manutenção preventiva de freios é a melhor forma de garantir desempenho seguro. É recomendado fazer inspeção visual a cada revisão ou sempre que surgirem sinais de falha, como chiados, rangidos, vibração no pedal ou no volante, ou sensação de que o carro demora mais para parar. Esses ruídos indicam que as pastilhas estão desgastadas e podem estar raspando no disco”, explica Bianca Santos, engenheira de aplicação da Henkel.
Para auxiliar na manutenção, a Loctite® oferece produtos como o LOCTITE® SF 6905, um silenciador que evita desgaste desigual das pastilhas. Resistente a altas temperaturas, deve ser aplicado na parte traseira da pastilha, garantindo mais durabilidade e conforto durante a frenagem.
Verificar e substituir pastilhas e outros itens do freio regularmente são ações simples que aumentam a segurança do veículo. Não existe quilometragem fixa para a troca, por isso o acompanhamento durante as revisões periódicas é o método mais eficaz.