Os motores de automóveis leves são classificados com base em diferentes critérios, como tipo de combustível, forma de propulsão, cilindrada e número de cilindros.
Por: Sergio Duque
Atualmente, os principais modelos de veículos leves são classificados por combustível: gasolina, etanol (ou flex), diesel, elétricos e híbridos. Podem ainda possuir 3, 4 ou até 6 cilindros, turbo ou aspirados.
Nos últimos 6 anos, de 2019 até 2024, foram emplacados 13,2 milhões de veículos leves com motorização de 1.0 até acima de 2.0, movidos em sua maioria por combustível flex. Para 2025, a previsão é de mais 2,451 milhões de novas unidades, consolidando ainda mais a frota nacional nessa categoria.
O quadro abaixo mostra a quantidade de emplacamentos na categoria de automóveis no período, lembrando que, para 2025 o número expressa uma previsão:

Foram 6,35 milhões de veículos 1.0, 6,03 milhões de 1.0 até 2.0, mais 226,6 mil acima de 2.0, perfazendo um total de 12,61 milhões nesta classificação de motorização.
Já para o segmento de comerciais leves, o emplacamento aconteceu da seguinte forma no período analisado:

100 mil unidades emplacadas de 2019 a 2025 (este ano previsto) com motores 1.0, outras 1,871 milhão com motor acima de 1.0 e até 2.0, mais 1,079 milhão acima de 2.0, atingindo o acumulado no período de 3,049 milhões de novas unidades em circulação classificadas nesse grupo.
Abaixo, por fim, para se ter melhor referência, segue quadro que apresenta o universo completo dessa motorização:

15,656 milhões de veículos leves (automóveis e comerciais) foram emplacados motorizados nessas categorias.
Os números da participação de veículos de entrada com motorização 1.0 tendem a elevar o quadro de participação nas estatísticas de emplacamento por motorização nos próximos meses, por efeitos direto dos incentivos do governo com o IPI zerado para alguns modelos.
Entraram neste grupo de beneficiados com incentivo os seguintes veículos:

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