vendas em oficinas

Vendas em oficinas: qual é o número mágico?

Olá pessoal, na edição passada falamos sobre como a gestão de processos pode gerar mais vendas na sua oficina, e nesta edição vamos falar sobre o outro aspecto na gestão que fará toda a diferença para sua empresa, afinal qual é número mágico, quanto eu preciso vender para obter a lucro de forma que eu consiga fazer boas retiradas de lucro e não prejudique o caixa da empresa?

Muitas vezes nas consultorias empresários perguntaram, qual é o “número mágico”, se referindo ao faturamento ideal para que sobre lucros e possam assim fazer as tão sonhadas retiradas no final do ano, afinal a maioria das oficinas ao encerrar o ano quase zeram o caixa, ou fica muito pouco recurso para iniciar um novo ano, prevendo a folha de pagamento da equipe e fornecedores. O empresário se priva de fazer uma viagem de férias pois precisa se resguardar financeiramente para os desafios do caixa para mais 12 meses, sempre na expectativa de um futuro melhor. O tal número mágico irá depender de uma série de análises e estratégias, mas lhe garanto não se trata apenas de faturamento, se sua empresa controla apenas o faturamento, está muito distante do tal “número mágico”. Nas consultorias já conheci empresas que estavam com ótimo faturamento, porém lucratividade e rentabilidade baixíssimas, trabalhamos para aumentar lucro e diminuir faturamento, estratégias de redução de equipe (custos) e ajustamos a precificação de serviços e peças, assim como também já trabalhei com empresas com faturamento baixo, tendo alta lucratividade (% que representa o lucro quando comparado ao faturamento) e baixo lucro (dinheiro que sobra), o volume financeiro que sobrava era muito pouco para a complexidade da operação, sendo necessário então aumentar faturamento e assim baixar a lucratividade(%). Como é possível ver, não se trata de um “número mágico”, mas sim uma estratégia envolvendo mais indicadores, faturamento, custos, margem sobre produtos e eficiência técnica por exemplo.

O que faz sua empresa crescer não é faturamento e sim lucro, quando aumenta o faturamento outras despesas fixas e variáveis acompanham, chega um momento que você se depara refém do seu processos, pois existem contas a pagar muito grande e talvez o contas a receber tenho menos programado (acredite isso acontece), quando não existe um controle financeiro eficiente, uma análise crítica do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) para apurar se a empresa gerou lucros ou prejuízos, análise de fluxo de caixa e outros indicadores, é possível que você se iluda com o faturamento e pense que está tudo bem. Então a dica para este mês é estruturar o financeiro da sua oficina, comece a avaliar e monitorar custos e despesas, faça o DRE, faça um controle eficiente do fluxo de caixa e assim terá mais informação para no futuro definir qual será o seu “número mágico”, porém estará acompanhado com outros indicadores. Gestão não é opção, é a salvação para muitas oficinas.

Rodimar Marchiori
Consultor Automotivo especializado em
gestão de oficinas.Para receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no canal e siga nas redes: YouTube Instagram Facebook

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.