O ar-condicionado automotivo deixou de ser apenas conforto. Hoje, ele é essencial para o bem-estar e a segurança dos ocupantes, controlando a temperatura da cabine e ajudando a desembaçar os vidros em dias frios ou chuvosos.
Mas o bom funcionamento do sistema depende do compressor, o componente central da refrigeração. A falta de manutenção pode causar falhas prematuras e altos custos de reparo.
Para evitar esses problemas, Pedro Valêncio, supervisor de suporte ao cliente da Delphi, marca da PHINIA, explica os principais cuidados com o componente.
“Muitas pessoas acreditam que basta recarregar o gás. Na verdade, é preciso seguir um conjunto de procedimentos que inclui limpeza, troca de filtros, verificação de vedação e lubrificação correta”, afirma Valêncio.
Sintomas como barulhos, baixa refrigeração ou odores indicam que o sistema pode estar comprometido. Nesses casos, devem ser feitos testes específicos com ferramentas adequadas, evitando diagnósticos superficiais.
Boas práticas de manutenção
Para garantir o desempenho ideal do ar-condicionado, alguns procedimentos são indispensáveis:
- Troque o condensador e o filtro secador/acumulador
Essas peças acumulam umidade e resíduos metálicos. A substituição é a única forma de eliminar contaminantes e evitar a falha do compressor. - Substitua os filtros
Após abrir o sistema, os filtros perdem a capacidade de absorver umidade. Ignorar essa troca pode causar corrosão interna e acúmulo de detritos. - Faça limpeza com nitrogênio
Use nitrogênio seco, nunca ar comprimido. O gás inerte evita umidade e previne danos internos no sistema. - Troque os anéis de vedação (O-rings)
Com o tempo, eles podem rachar ou deformar. Use peças específicas em HNBR, que garantem vedação e durabilidade. - Realize vácuo adequado
O processo deve durar 30 a 45 minutos para eliminar ar e umidade. Resíduos podem congelar, bloquear válvulas e corroer componentes. - Use fluido e óleo corretos
Siga as especificações do fabricante. Misturar tipos diferentes pode comprometer o compressor.
Lubrificação: passo essencial
A lubrificação correta é vital para a durabilidade do sistema. Compressores novos precisam ser pré-lubrificados com o tipo e a quantidade de óleo ideais.
“Assim como um motor precisa de óleo antes de funcionar, o compressor também exige atenção especial. A pré-lubrificação evita ruídos e falhas”, explica Valêncio.
Existem modelos pré-lubrificados e secos. Em ambos, é fundamental usar o óleo especificado pelo fabricante.
Boas práticas na oficina
Para garantir serviços confiáveis, as oficinas devem adotar rotinas de manutenção que incluem:
- Calibração de ferramentas e estações de carga;
- Verificação de mangueiras, filtros e vedação;
- Testes de vácuo profundo para estanqueidade;
- Substituição do filtro secador a cada dois anos ou quando o sistema for aberto.
“A manutenção correta do compressor é essencial para a durabilidade e a satisfação do cliente. Pular etapas parece economia, mas gera retrabalho e custos maiores”, reforça Valêncio.
A Delphi recomenda seguir as instruções do fabricante e aplicar boas práticas da indústria, como lubrificação adequada, limpeza minuciosa e substituição preventiva. Esses cuidados garantem mais qualidade, eficiência e confiança no sistema de ar-condicionado automotivo.
https://www.delphiautoparts.com/pt-br
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