Não é sobre ter uma oficina, mas sim obter o melhor resultado dela!

Olá pessoal, quero iniciar parabenizando essa grande profissão e claro todos que nela trabalham, dia 20 de dezembro Dia do Mecânico, que todos tenham clareza de sua importância da oficina mecânica no setor de reparação automotiva, indiferente do seu nível de conhecimento e experiência, todos fazem parte da grande engrenagem que movimenta o pós-venda da indústria automotiva.

Chegamos ao fim de mais um ano, que 2025 tenha sido um ótimo período de crescimento para sua empresa e para você como profissional, durante esses doze meses meu objetivo foi instigar a percepção mais ampla sobre os desafios que hoje é empreender no Brasil, seja você empresário(a) ou colaborador(a) de uma oficina, entenda a importância de ir além da qualidade técnica, o desenvolvimento interdisciplinar para se tornar uma liderança efetiva. Falamos sobre a importância de um planejamento para o ano, estratégias de marketing para oficinas, vendas através da orientação, a diferença de posicionamento de mercado de uma autopeça e uma oficina, o impacto financeiro dos impostos, a importância da gestão de processos para consistência das estratégias de vendas, o papel da equipe técnica para fortalecimento das vendas e finalizamos falando sobre a importância de saber quem é o seu cliente.

Não é sobre ter uma oficina, mas sim sobre obter o melhor resultado dela, o setor de reparação estará enfrentando grandes desafios além do avanço tecnológico do veículo, a mão de obra escassa, o baixo número de novos profissionais ingressando no mercado, essas variáveis impactam diretamente na estratégia financeira da oficina, e para isso é preciso ter uma oficina estruturada, para crescer de forma consistente, enfrentar os desafios, promover satisfação aos clientes, fornecedores, funcionários e empresários. Por muito tempo a gestão financeira foi e ainda está sendo negligenciada na grande maioria das oficinas, então foque nisso, não perca tempo, o mercado apresentará oportunidades para quem estiver mais preparado e tiver a equipe mais alinhada. Mas nunca se esqueça, toda melhor equipe é liderada por um excepcional empresário, torne-se ele.

Um ótimo fim de ano para todos!

Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no YouTube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.

Rodimar Marchiori
Consultor Automotivo especializado em gestão de oficinas

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva