O fechamento do mercado automotivo em 2025 refletiu a preferência do consumidor brasileiro no segmento premium. A Ram confirmou sua hegemonia e repetiu a liderança absoluta na categoria de picapes grandes (full-size), além de registrar crescimento expressivo com o modelo nacional Rampage.
Juliano Machado, head da Ram para a América do Sul, avalia os números como a comprovação do sucesso da estratégia da marca. “A liderança de nossas picapes grandes e o sucesso da Rampage demonstram o acerto ao comercializar os modelos mais capazes em seus segmentos”, afirma.
Domínio entre as gigantes
No nicho de picapes full-size, composto pelos modelos 1500, 2500 e 3500, a Ram nadou de braçada. A marca somou mais de 3.200 unidades vendidas, o que representa uma participação de mercado superior a 56%.
O destaque individual ficou por conta da Ram 3500. O modelo topo de linha liderou o segmento com mais de 1.400 veículos comercializados, tornando-se a picape grande mais vendida do país.
O ano de 2025 também foi marcado pela renovação da linha Heavy Duty. As novas 2500 e 3500 receberam atualização visual e o novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output, que entrega 436 cv de potência.
Rampage supera expectativas
Entre as picapes compactas, a Rampage superou seus próprios recordes. O modelo fabricado no Brasil alcançou mais de 26 mil unidades comercializadas, uma alta de 8% em relação a 2024. Com esse volume, o veículo atingiu, pela primeira vez, a vice-liderança da categoria.
O ano foi movimentado para a linha, com a chegada de tecnologias de condução semiautônoma (ADAS L2+) e séries especiais, mantendo o título de picape mais potente e veloz produzida na América do Sul.
O futuro: Nova Ram Dakota
Além dos números de vendas, 2025 serviu para preparar o terreno para o próximo grande lançamento: a Ram Dakota. A picape média, a primeira da marca desde 2009, foi apresentada ao público no Salão do Automóvel e em eventos exclusivos.
O modelo será lançado oficialmente no Brasil ainda este ano, já com as versões Warlock e Laramie confirmadas.
Fernando Varela, vice-presidente de operações comerciais da Stellantis, projeta um cenário otimista. “Este ano será ainda mais promissor para a marca, com sua estreia na categoria média com a incrível nova Ram Dakota”, conclui o executivo.
Para mais informações, acesse: https://www.ram.com.br/
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva



