A inovação deixou de ser apenas uma palavra da moda para se tornar o motor da competitividade na Frasle Mobility. A companhia intensificou seus investimentos em projetos desenvolvidos tanto em laboratórios internos quanto em parcerias estratégicas com institutos de pesquisa renomados.
Ao colaborar com propostas acadêmicas, a empresa acelera a criação de tecnologias que elevam os padrões de segurança veicular, sustentabilidade e controle de movimentos. O objetivo é claro: combinar o conhecimento de mercado da empresa com a profundidade científica das universidades para colocar soluções mais eficientes nas ruas.
Segurança para motociclistas
Um dos destaques desse portfólio de inovação é o estudo conduzido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto resultou em um protótipo de atenuador de vibração para motocicletas.
A solução utiliza material particulado para reduzir as oscilações no guidão. Na prática, isso traz muito mais estabilidade e segurança ao piloto, principalmente em situações críticas como frenagens bruscas ou altas velocidades.
O projeto recebeu um investimento de cerca de R$ 1,4 milhão da companhia, além de financiamento do programa Rota 2030 (via Fundep), e já está com pedido de patente em andamento.
De olho no Euro 7 e novos materiais
A parceria com a UFSC rendeu outros frutos. Com um aporte de R$ 1,35 milhão, a empresa desenvolve uma metodologia para avaliar as emissões de partículas finas em sistemas de frenagem. Esse estudo é vital para alinhar os produtos brasileiros às exigências da rigorosa norma ambiental Euro 7.
Além disso, a inovação na Frasle Mobility explora a manufatura aditiva. A empresa integra o projeto estruturante FERA II, liderado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que visa escalar a impressão 3D de metais na indústria nacional.
Luciano Matozo, diretor de Engenharia e Vendas OEM, resume a estratégia. “Quando unimos ciência e indústria, ampliamos nossa capacidade de transformar ideias em soluções reais. É assim que contribuímos para a evolução tecnológica do setor”, afirma.
Para mais informações, acesse: https://www.fraslemobility.com/
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.



