Você carimba a revisão no manual? Cadê o manual?

A eletrônica embarcada permite que o ‘carimbo’ seja eletrônico via scanner, porém, não são todos os equipamentos que oferecem essa função.

Feliz 2026 meu amigo leitor!

É um prazer começarmos juntos um novo ano em busca de informações técnicas, troca de experiências do dia a dia das oficinas.

Para esta edição, trago um tema bem interessante, que já permeia as oficinas do Brasil:

Cadê o manual do veículo?

Clientes mais exigentes, que acompanham corretamente as manutenções de seus veículos, gostam de registrar cada revisão no manual do automóvel. Porém está prática tem se tornado impossível, pois as montadoras adotam sistemas eletrônicos embarcados, onde o registro de revisões, não é mais no livreto de papel, que por muitas vezes perdia-se, rasurava-se e em práticas desonestas eram descartados para que o futuro comprador não soubesse um quilômetro adulterado ou a falta de uma revisão não realizada.

página de revisão

Esta prática foi cercada, impedindo aos maus intencionados de burlarem informações.

Apresento nesta coluna, o passo a passo de registro e aferição de quais serviços devem ser feitos em veículo Premium, um BMW 320i 2021.

No console central, ao lado da alavanca de marchas, tem um mouse (botão redondo grande), que lhe permite acessar o IDRIVE, sistema inteligente de informação ao motorista.

Seleção das funções:

Obedecendo o sentido das setas no mouse, para cima, para baixo, para lado direito, para lado esquerdo, você visualiza no multimídia, como na tela de um computador, seleciona a informação que precisa.

  • A esquerda, lado do volante, temos a lista de informações, em vermelho seleciona status do veículo,
  • A direita, a imagem do BMW, ícones em verde:
  1. TPMS – Pressão de Pneus;
  2. Luz de óleo do motor;
  3. Triângulo branco, avisos, mensagens do veículo para o condutor,
  4. Luz de carroceria, que indica serviços.

Ao selecionar TPMS, é possível verificar a pressão dos pneus, se estão conforme a programação da montadora, em caso de pane, ou pneu abaixo do limite de pressão exigido, teremos a roda na cor vermelha. No exemplo acima estão todas verdes, indicando tudo ok.

Ao selecionar, nível de óleo do motor, a imagem é de uma vareta de nível virtual. Pois a BMW há algum tempo, desde 2008, não utiliza vareta de óleo física.

Sempre que receber um BMW na sua oficina, para uma revisão, faça a medição de nível de óleo antes, para verificar o quanto baixou, podendo conferir caso tenha um limite de consumo com suspeita de anormalidade, em um recipiente (balde milimetrado) para ajudar no diagnóstico.

Como medir?

O veículo, deve estar quente, temperatura de trabalho, em piso plano, alavanca na posição P, freios de estacionamento acionado. Clicar com o mouse em medir nível de óleo.  O veículo em funcionamento, irá acelerar automaticamente, retornar à aceleração e apresentar o nível na tela da multimídia, conforme imagem anterior.   Após a troca do óleo repetir o processo.

Como registrar a troca de óleo e revisões no IDRIVE?

Como não temos mais o manual para carimbar, hoje o registro é feito via Scanner.

Não é qualquer Scanner que tem o acesso ao sistema para registro.

1º – Scanner Original BMW ISTA

É composto por cabos, conectores e interface homologada e software por assinatura BMW.

Também é necessário um notebook dedicado para o software, ele não pode ser utilizado para outras funções.

2º Scanners como AUTEL e ZENITH,

Alguns outros como Launch, Thinkcar, Topdon, em modelos mais profissionais tem o acesso para realizar o registro.

Após o registro, a tela do IDRIVE irá apresentar a data, o km, código de registro da oficina que realizou o serviço ou concessionário e quais itens foram revisados ou trocados.

Registro
Aqui, está o CARIMBO!

Desta forma, o manual digital do veículo foi carimbado, deixando registrado todos os detalhes de uma revisão conforme a montadora estabelece.

ATENÇÃO

Todo o registro a ser feito, na tela do scanner irá apresentar uma mensagem, se é um concessionário ou um reparador independente que realizou os serviços. NUNCA, marque que é um concessionário, pois isto implica em questões legais, marque oficina independente.

Vantagens deste sistema:

  • Fideliza o cliente;
  • Não se perde informações;
  • Valoriza o carro do cliente;
  • Avisa o cliente automaticamente a necessidade de ir à oficina
O que posso registrar?

Tudo que está relacionado a manutenção periódica e preventiva, ou até mesmo a corretiva:

  • Troca de óleo;
  • Troca de pastilhas e fluido de freios;
  • Troca de filtros (todos);
  • Troca de velas de ignição;
  • Inspeção de gases de escape;
  • Inspeção geral do veículo;
  • Sistema de suspensão e direção, em alguns modelos.

Apenas a BMW adotou este sistema?

Não, outras montadoras têm adotado, porém o mais completo é da BMW.                                  

Como reparadores é necessário nos manter atualizados e atentos a estas tecnologias, pois toda inovação da linha Premium, com o tempo é embarcada em veículos mais acessíveis, que chamávamos de populares. Por este motivo, atualizar um scanner, realizar treinamentos é de suma importância para que a oficina acompanhe os avanços e mantenha-se no mercado da reparação.

Veículos que não utilizam mais vareta de óleo mecânica:

  • BMW: Muitos dos modelos mais novos da BMW não possuem mais a vareta física, utilizando exclusivamente a medição eletrônica, que pode ser verificada através do computador de bordo.
  • Mercedes-Benz: Semelhante a BMW, a MB também utiliza sensores eletrônicos em seus veículos para monitorar o nível de óleo.
  • Audi: Vários modelos da Audi também já vêm sem a vareta tradicional, dependendo do sistema eletrônico.
  • Stellantis (em motores específicos)

O novo motor 2.2 diesel utilizado em veículos como Fiat Toro, Jeep Commander e Ram Rampage também abandonou a vareta de óleo em favor de um sensor.

  • VOLVO, apesar de ter a vareta, pode ser aferido eletronicamente,
  • PORSCHE, utiliza sistema eletrônico para medição.

Nem todas permitem ver os dados ou registrar as peças trocadas como no BMW, porém se faz o registro das revisões nos módulos de carroceria.

Chegamos ao fim de mais uma edição, durante o ano, trarei mais conteúdos como este, com detalhes mais aprofundados sobre a manutenção nos veículos Premium e acesso a suas tecnologias.

Quando seu cliente perguntar:

Carimba o manual?

Cadê o manual?

Você já sabe:

É ELETRÔNICO!

Até a próxima!

Leandro Marco, professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.