Como parte de sua estratégia de crescimento no Brasil, a Foton investe na qualificação de sua rede de concessionárias por meio de uma parceria com o SENAI Ipiranga, em São Paulo. Desde agosto de 2025, o programa de capacitação já acumula 1.264 horas/aula e mais de 500 participações de profissionais da rede.
Os treinamentos acontecem nos formatos presencial e on-line. Além disso, abrangem tanto os veículos a combustão quanto os modelos elétricos comercializados pela marca no mercado brasileiro.
Programa reúne 51 módulos de capacitação
A formação presencial ocorre exclusivamente no SENAI Ipiranga Automobilística. Durante as aulas, engenheiros da matriz chinesa da Foton compartilham conhecimentos técnicos com os especialistas da instituição.
Ao todo, o programa conta com 51 módulos, sendo 18 presenciais e 33 em formato e-learning. Dessa forma, a capacitação atende às diferentes necessidades técnicas da rede de concessionárias.
Segundo Rubens Brun, gerente nacional de Desenvolvimento de Rede e Experiência do Cliente da Foton, a qualificação acompanha a expansão da marca no Brasil.
“O aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as nossas concessionárias é uma prioridade para a Foton, especialmente neste momento de crescimento da empresa e ampliação do portfólio da marca no País. Queremos que a expansão da rede seja acompanhada por um padrão elevado de conhecimento e capacidade técnica em todo o Brasil. A parceria com uma instituição de excelência como o SENAI garante o sucesso do projeto.”
Estrutura oferece treinamento prático
O centro de treinamento ocupa uma área exclusiva de 262 m² dentro do SENAI Ipiranga Automobilística. O espaço reúne salas de aula, oficinas e recursos destinados às atividades teóricas e práticas.
Além disso, a Foton mantém veículos exclusivos para treinamento. Assim, os participantes realizam demonstrações diretamente em componentes, ferramentas e equipamentos de diagnóstico.
O conteúdo inclui:
- Motores e sistemas de injeção;
- Transmissões manuais, automáticas e automatizadas;
- Sistemas elétricos e eletrônica embarcada;
- Sistemas de freios;
- Tecnologias de assistência à condução;
- Diagnóstico de falhas;
- Manutenção e reparo.
Eletrificação ganha espaço na formação = Como a Foton possui atualmente um dos maiores portfólios de veículos comerciais elétricos do Brasil, a eletrificação ocupa posição de destaque no programa.
Entre os temas abordados estão procedimentos de segurança em veículos elétricos, desenergização dos sistemas de alta tensão, diagnóstico e manutenção.
Segundo Rubens Brun, a proposta é preparar a rede para diferentes níveis tecnológicos.
“Estamos preparando a rede para trabalhar com diferentes níveis de complexidade tecnológica. Ao mesmo tempo em que capacitamos os profissionais para os sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos dos veículos a combustão, também desenvolvemos conhecimento específico para os modelos elétricos. Essa combinação é fundamental para que nossas concessionárias estejam prontas para dar o melhor atendimento a todos os nossos clientes, sempre acompanhando a evolução da Foton.”
Parceria fortalece a rede nacional
A parceria combina o conhecimento técnico da Foton sobre seus produtos com a experiência do SENAI em educação profissional.
Enquanto a montadora define os temas, objetivos e conteúdos técnicos, o SENAI organiza o material didático, disponibiliza instrutores e fornece toda a infraestrutura para as aulas.
Além da capacitação técnica, os treinamentos estimulam a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões do País. Com isso, a rede compartilha boas práticas, padroniza processos e identifica novas necessidades de qualificação. Atualmente, a Foton conta com uma ampla rede de concessionárias em todo o Brasil. A operação também é apoiada por um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC) e por uma fábrica em Caxias do Sul (RS), reforçando a estratégia de expansão da marca no mercado nacional.
Para mais informações, acesse: fotondobrasil.com.br
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.



