Em meados de 1997 tive a oportunidade de acompanhar os primeiros motores com gerenciamento eletrônico nos caminhões Mercedes-Benz , o veículo possuía 3 módulos onde regulava os principais parâmetros do veículo, principal impacto foi na alimentação do motor com o combustível.
Estávamos saindo da bomba injetora para unidade injetora, veículo mais econômico, menos poluente e com mais força tudo controlado pelos módulos. Hoje um caminhão do mesmo porte, marca e nível acompanhado em 1997 possui em torno de 30 módulos.
Eles são responsáveis pelos mais diversos controles desde uma porta aberta ou controle de temperatura do motor até o assistente de direção (DAS) anti-tombamento, controle de tração e estabilidade, freios ABS com frenagens mais eficientes e seguras para o seu pesado.
O SEU PESADO FALA!
Todo módulo eletrônico têm uma grande quantidade de dados que devem ser transformados em informações. Seja dono de uma frota ou de um caminhão é uma ferramenta muito legal para ter em seu veículo e submeter seu veiculo aos testes e leituras de dados periodicamente.
Para isso no mercado tem desde equipamentos parrudos para atender uma frota como os mais simples que servem para diagnosticar, apagar falhas até chegar em um mecânico para solução definitiva do problema.
Os testes que mais recomendo são, verificar o funcionamento do freio motor, compressão do cilindro, análise das unidades injetoras (consumo), voltagem da bateria, teste de pressão bomba de arla.
Lembrando que todas as falhas são diretamente informadas no painel do veículo através de um número (0631 A rotação da ventoinha está baixa demais) já pelo scaner ligada a sua tomada OBD te traz parâmetros de mínimo e máximo e a descrição da falha assim como no exemplo acima, nesse caso o modulo responsável por essa informação do motor seria o PLD ou MR.
Todos os veículos equipados com módulo WS são bem detalhistas na manutenção, nível de revestimento de embreagem, lona de freio, líquido de arrefecimento baixo ou mesmo uma mistura pobre de aditivo são facilmente detectados pelo scaner.
Abaixo uma planilha que construí para preventiva de sua frota usando o scaner. Até mais e qualquer dúvida não deixe de entrar em contato.
Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
Entre em contato com o Cristiano via WhatsApp
Siga o Cristiano no LinkedInn