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Eletrônica embarcada multiplexada

Eletrônica embarcada multiplexada

Diagnóstico e manutenção de veículos com eletrônica embarcada multiplexada

ALTERNADOR PILOTADO

Olá, amigo reparador, tudo bem? O inverno chega, e a correria nas oficinas, aumenta com problemas relacionados ao Sistema de Carga e Partida e consequentemente na eletrônica embarcada multiplexada dos veículos.

ISSO É NOVIDADE? 

Não! Todos os anos no período do inverno, chegam às oficinas clientes com problemas no sistema de carga e partida de seus veículos e consequentemente na eletrônica embarcada multiplexada dos veículos. O que nesses últimos anos, desde 2006, os veículos possuem um controle mais complexos dos seus sistemas. No Brasil, as novidades chegaram com as linhas francesas, como os da PSA (Citroën e Peugeot) e da Renault.

Quantos diagnósticos foram passados errados?  

Sim, diagnóstico errado. Por falta de conhecimento técnico sobre a arquitetura eletrônica e estratégias de gerenciamento eletrônico destes veículos, muitas vezes incorreu-se a um diagnóstico errado, um dos mais comuns era condenar uma falha do alternador há uma falha de central eletrônica.

A Falha: Veículos apresentam uma luz de anomalia referente ao alternador, mostra o símbolo da bateria vermelha no painel de instrumentos.

 O reparador realizava o teste de carga do alternador, o mesmo, apresentava que estava carregando normalmente, produzindo uma tensão de 14,2 a 14,8 volts no visor do voltímetro (multímetro ou analisador de tensão), imediatamente acusava-se a Central Elétrica BSM, ou, A Central Eletrônica BSI e até mesmo falha do painel de instrumentos. Sendo que sim, é uma falha do alternador.

Vamos para um caso real:

Veículo: Sandero 1.0 SCE 2019  

Tudo começou após uma troca de bateria errada, onde se aplicou uma bateria convencional no veículo, bateria com reposição de eletrólito, pois o cliente buscou o menor preço possível para a troca da bateria.

A falha: Veículo mantém a luz de bateria acesa no painel de instrumentos, endurece a direção elétrica, porém, não apresenta bateria descarregada e ao medir o alternador, a tensão de carga está normal em 14,2 volts. 

Diagnóstico: Ao utilizar o Scanner AUTEL DS808, para leitura de falhas eletrônica, nos deparamos com códigos de falhas relacionadas ao sistema de carga e partida, indicando que não há comunicação entre o alternador e a Central Eletrônica da Carroceria (BSI). Ao realizar uma análise do chicote elétrico, identificamos que havia um conector adaptado na conexão com o alternador, e ficava um outro conector sobrando pendurado no chicote elétrico.

Retirado o alternador para teste em bancada, foi possível verificar que o mesmo, havia passado por uma manutenção errada, aplicando um regulador de tensão errado ao modelo do alternador.

O que faltou ao reparador que realizou esta manutenção, foi o conhecimento técnico do sistema e um diagrama elétrico do veículo, onde facilmente iria entender que se tratava de um Alternador PILOTADO.

Conforme o diagrama, os veículos Renault Sandero e Logan, com motor 1.0, possuem apenas um terminal de ligação entre o regulador de voltagem e a central de injeção eletrônica. Então saberia que por estratégia, a mesma central controla a direção elétrica, não tendo controle sobre o sistema de carga e partida, por estratégia, ela elimina consumidores de energia para evitar o corte de funcionamento do motor.

Ao desmontar o alternador, foi possível identificar o reparo e aplicação de componente errado e um dano maior, que foi sobre a placa de diodos retificadores.  

Podemos ver na imagem que a placa rachou a carcaça isolante de baquelite.

NOTA: Neste modelo de alternador da Valeo, a placa vem montada e vendida com o mancal traseiro do mesmo.

Solução:Devido o alto custo dos componentes, a compra de um alternador completo e original da marca Valeo, saiu mais vantajoso para o cliente que a troca apenas dos componentes regulador e placa retificadora. Também foi necessário substituir a bateria por uma correta para o modelo.

Assim concluímos mais uma edição, lembrando a nossos leitores e amigos: O Barato sai caro!

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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