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Caixa e Lucro na Oficina Mecânica

Caixa e Lucro na Oficina Mecânica

Olá oficineiros e oficineiras do Brasil! Escrevo aqui e compartilho com vocês minhas dicas para tornar a sua oficina ainda mais lucrativa. no artigo deste mês vamos falar sobre “Caixa e Lucro na Oficina Mecânica”.

“Estamos endividados. Alguns colegas me disseram que é porque eu vendo a prazo e compro quase todas as peças à vista e não tenho mais crédito. Eu penso que é porque não temos lucro na oficina. Não sei por onde começar. – Você pode nos auxiliar?” Tenho escutado muito esta fala. Você também já se questionou sobre isto? Então, continue por aqui!

Não é por não gerar lucro algumas vezes que uma oficina fecha. Ela fecha pela incapacidade de pagamento. Ou seja, pela falta de capital de giro, que é o saldo positivo no caixa. É isto que impede a oficina de comprar as peças para aplicar nos veículos, impede de liquidar a folha de pagamento dos funcionários e de saldar as contas com o fisco. Mas então, caixa é lucro e lucro é caixa? Definitivamente não. Mas, ambos devem caminhar juntos.

Para a sua oficina se tornar lucrativa, ela deve gerar vendas o suficiente para pagar:  os custos como, as peças aplicadas, os funcionários técnicos, os serviços de terceiros e os tributos sobre vendas. Pagar as despesas de funcionamento (energia elétrica, água, aluguel, software, contabilidade, entre outros), os funcionários administrativos e o salário dos sócios. Fazendo esta conta básica, você terá a noção de quanto a oficina está gerando de lucro operacional, ou seja, de lucro. Este valor deve ser o suficiente para pagar os gastos que são pagos pelo resultado gerado, como os reinvestimentos (equipamentos, ampliação, novos produtos); pagamentos de empréstimos e distribuição ou retirada do próprio lucro. De forma resumida e objetiva, é assim. Se o resultado desta conta for positivo, significa que a oficina está acumulando resultado. Se o resultado for negativo, a oficina precisará de grana de alguma outra fonte para se manter funcionando.

Agora, vamos avaliar o outro lado da moeda, o caixa. Diferente do lucro, mas, importantíssimo para que a oficina se mantenha de forma sustentável no dia a dia. O saldo de caixa positivo significa que estou conseguindo manter em sincronia, as contas a pagar e a receber. Vamos a um exemplo corriqueiro e simples: A oficina atende um cliente qualquer. O reparador trabalha o dia todo no veículo e aplica as peças que foram compradas no fornecedor para pagar em 3 parcelas com o prazo de 28, 35 e 42 dias. Para o cliente aprovar o orçamento, a oficina vendeu em 3 parcelas também, mas, com o prazo de 28, 56 e 84 dias. Considerando o caixa zerado e que o funcionário tenha que ser pago por dia de trabalho, neste cenário não teria saldo para pagar o dia do profissional, em 28 dias a oficina receberia para pagar a primeira parcela do fornecedor, mas, a segunda e terceira venceria antes de receber a segunda parcela do cliente. Ou seja, mesmo que a venda tenha sido realizada com lucro, ela não foi realizada com o fluxo de caixa suficiente para sustentar o prazo concedido ao cliente. Entendido?

Tornar a sua oficina ainda mais lucrativa é o meu propósito profissional. Para ela se tornar equilibrada, temos que balancear dois lados; gerar lucro e gerar caixa. Difícil? Sim, mas, não impossível. Para alcançar este resultado, temos que estar atentos a isto diariamente e a cada Ordem de Serviço. Esta é a minha dica!

por Karine Quinjalmo, Mãe do Enzo, consultora especialista na gestão de oficinas, Mentora de soluções em sistemas para a reparação automotiva e Influencer para o segmento de reposição automotiva. @karinequinjalmooficial

Leia o artigo da colunista Karine Quinjalmo do mês passado: ” Não há nada tão bom que não possa ser melhorado “

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