fbpx

Cenários para os próximos meses no segmento da reposição automotiva

Cenários para os próximos meses no segmento da reposição automotiva

Cresce a economia brasileira em 2022 e a tendência é de estabilidade em 2023 para o mercado da reposição automotiva

Depois de um ano incerto em 2022, por conta ainda dos efeitos da Covid-19 em 2021, onde a inflação surgiu e os governantes ficaram no meio termo entre a retomada das atividades econômicas, surge o mapa para 2023 com algumas certezas e algumas dúvidas para o Cresce a economia brasileira em 2022 e a tendência é de estabilidade em 2023 para o mercado da reposição automotiva. A primeira certeza é que a Covid-19 não foi totalmente disseminada e várias economias do mundo passam ainda por sérios problemas de retomada do crescimento, ao contrário do que mostram os números da economia brasileira em 2022, até aqui, início do quadrimestre final do ano.

Com efeito, o mercado brasileiro, representado no Boletim Focus do Banco Central, espera uma inflação menor para 2022 do que ocorreu em 2021, em torno de 7,02%, contra 10,06% em 2021. O IPCA-15, que foi divulgado em 12/08, mostrou uma desaceleração da inflação, como reflexo de algumas medidas do governo, sobretudo na redução do preço dos combustíveis.

É um ano eleitoral e, sabidamente, ocorrem investimentos mais específicos na área social, gerando otimismo no que tange ao combate da inflação em 2023.

O crescimento do PIB esperado para 2022 no Boletim Focus é de 2,0% (sendo que algumas consultorias internacionais apostam que poderá atingir 2,5%), mas com perspectivas de drástica redução para o ano de 2023, por conta das dificuldades que são claramente insuficientes para se manter uma rota estável de crescimento.

Na tabela abaixo é demonstrado essa tendência de forma mais direta:

Fonte: Estatísticas GeoAfter – ago22

O cenário eleitoral atual ainda está indefinido. Dificilmente haverá uma terceira via, permanecendo a disputa entre os dois candidatos com maiores intenções de voto: Lula e Bolsonaro. Isso não ajuda a definir o quadro futuro da economia brasileira, uma vez que, ganhe quem ganhar, terá dificuldades enormes de gerir o país, ou por conta da instabilidade política que se apresenta, ou por conta da desaceleração prevista. Exceto se houver um fator novo que mude esse quadro, 2023 será um ano mais difícil que 2022, não só para o Brasil, mas para a maioria dos países no mundo.

No Brasil alguns setores tendem a manter-se estável e em progresso, como os setores do agronegócio e serviços. No segmento da reposição automotiva: o que esperar até o fim desse ano. A frota automotiva brasileira continua a crescer de forma contínua e consistente, embora oscilando de ano a ano em volume dessa variação positiva, ou seja, um ano cresce um pouco mais, outros cresce um pouco menos. Mas sempre crescendo, o que significa que haverá natural e representativa demanda de autopeças e serviços de manutenção automotiva.

O quadro abaixo demonstra o volume da frota por segmento, assim como a tendência de crescimento médio de 5% a cada ano. 

Fonte: Estatísticas GeoAfter – ago22

Vale lembrar que esse crescimento estimado da frota deriva de vários fatores e o cenário atual aponta para esses volumes previstos para 2022 até 2025.

Já na demanda de autopeças e serviços, em 2022 os números deverão ficar pouco acima de 2021 e a explicação é bem simples. Embora esteja havendo uma ligeira retomada da produção da indústria automobilística em 2022 e, sempre que as montadoras aumentam a produção de veículos, os fabricantes de autopeças desviam maior produção para atender esse setor. Esse fator, entretanto, em descompasso logístico para fornecimento para o mercado de reposição independente, não provocou queda no consumo da demanda por serviços e peças até esse fim de 2º quadrimestre, em que pese alguma falta de componentes no princípio do ano. 

Não será surpresa a divulgação (em 2023) de que houve maior faturamento proporcional para as montadoras do que para o mercado de reposição independente, que historicamente representa entre 16 e 17% do total faturado para o segmento. Em 2022 deverá ficar em máximo de 15%.

Cabe registrar ainda a forte participação cada vez mais consolidada do e-commerce nas vendas de autopeças e acessórios. O mercado digital não tem volta, só tendências positivas e cada vez mais ávido por negócios criativos. A expectativa do empresariado brasileiro apresentou ligeira melhora em agosto de 2022. Estatísticas divulgadas pelo O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) para o mês registra 59,8 pontos, um aumento de 2,0 pontos na comparação com mês de julho e 3,0 pontos em relação a janeiro e, apesar da melhora observada, o índice ainda se encontra abaixo de sua média histórica.

Quanto ao número de veículos que demandarão peças e serviços em 2022 e até 2023, estudos do GeoAfter apontam a seguinte composição por segmento:

Fonte: Estatísticas GeoAfter – ago22

Considerando que o ticket médio de peças e serviços chega a R$ 500,00 (base de análise dos segmentos todos juntos), o faturamento para 2023 irá superar
R$ 24,5 bilhões no setor da reposição automotiva.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos