Por Sérgio Duque/ Fotos: IBR Produtora
No dia 26 de novembro é comemorado na cidade de São Paulo, o dia do balconista de autopeças. Uma profissão nobre e fundamental para o segmento de reposição automotiva. Todo trabalho por mais difícil que seja deve ser encarado com muito profissionalismo e seriedade. No caso do balconista de autopeças este aspecto é muito importante, já que este profissional atua como “relações públicas” e é responsável em grande parte pela solução esperada pelo consumidor que vai até a loja em busca de um produto.
Toda empresa comercial tem como objetivo o bom atendimento ao cliente e no varejo automotivo essa máxima não é diferente.
O balconista é a primeira pessoa que o cliente vê e ouve e, às vezes, é a única pessoa com quem o cliente mantém contato dentro de uma loja. Por isso é fundamental o bom aspecto visual do balconista, já que ele representa a própria loja e deve ter a consciência de estar sempre pronto para cumprir com essa responsabilidade.
Roupas asseadas e limpas, unhas cortadas, barba bem aparada, cortesia, bom humor, paciência, motivação, criatividade, foco, simpatia, conhecimento das peças que vende, conhecimento da cultura da empresa além, é claro, de respeito e ética, são partes integrantes do perfil profissional do balconista dos tempos atuais, em qualquer segmento da atividade varejista.
Considerando que no país existem aproximadamente 27 mil lojas de autopeças e mais 7 mil concessionárias de marcas com atividade de balcão, podemos estimar o seguinte número de balconistas atuando no ramo.
CLASSIFICAÇÃO DAS LOJAS/CONCESSIONÁRIAS POR TAMANHO | N° DE PONTOS | N° MÉDIO DE BALCONISTAS POR PONTO | TOTAL DE BALCONISTAS |
PEQUENAS | 19.000 | 2 | 38.000 |
MÉDIAS | 12.000 | 5 | 60.000 |
GRANDES | 3.000 | 10 | 30.000 |
TOTAL BRASIL | 34.000 | Média 4 / ponto | 128.000 |
(*) Estimativa de estudos da Audatec Pesquisas de Marketing / GeoAfter ®
O número é bastante expressivo, considera apenas lojas de autopeças e concessionárias de todo Brasil (exclui loja de acessórios, troca de pneus, troca de óleo, oficinas, auto centers) e representa importante indicador de atenção no trabalho de inteligência das empresas fornecedoras de peças, em reconhecer o valor do trabalho e esforço do profissional balconista para divulgar e convencer para a compra e fidelização de uma marca.