fbpx

Série: Como transformar sua oficina em um grande negócio

Olá Pessoal, iniciamos o ano refletindo sobre a importância de entender sua oficina como um negócio, neste momento deixe de lado o ideal, o sonho de ter sua empresa, pois isso não basta se você não obtiver resultados que façam valer a pena. Muitos empresários do setor não fecham suas oficinas por apego, por toda história que viveram, pela importância que teve na sua vida e isso tem seu valor, não podemos desprezar, mas não posso deixar você aceitar resultados medíocres hoje por conta de um passado glorioso, pela satisfação de ser “dono” do seu negócio. Chega um momento que o empresário deve avaliar a situação atual do seu negócio e refletir, vale a pena? Estou satisfeito com o rumo que tudo tomou, estou satisfeito com o perfil de clientes que estou aceitando entrar na minha empresa? Estou satisfeito com minha equipe? Estou satisfeito com os resultados financeiros? Minha equipe está satisfeita em trabalhar comigo? Meus clientes estão satisfeitos com nossos serviços? Nossos parceiros comerciais estão satisfeitos na relação comercial? Seja verdadeiro e honesto consigo mesmo, sem demagogia ou vitimismo. Esta reflexão não tem como objetivo você se desmotivar, mas sim não aceitar mais essa insatisfação, assuma um compromisso com seu negócio, veja o que precisa mudar, busque ajuda, estude, determine planos de melhorias, defina prazos e ajude a transformar sua oficina em uma grande negócio. 

A segunda dica para transformar a sua oficina é: Saiba qual é o custo, quanto você deve vender e quanto projeta sobrar de lucro mensalmente, isso não é questão de uma boa gestão, mas sim questão de sobrevivência no mercado. Não é possível mais aceitar empresários serem direcionados de acordo com o fluxo de caixa, satisfeitos quando o caixa está positivo, e desesperados quando está negativo, sem ter noção sobre a realidade de seu negócio. O fluxo de caixa é uma ferramenta importante, mas se observar apenas ela, terá uma visão simplista, e as tomadas de decisões podem gerar prejuízos ou perda de oportunidades. Empresário que não sabe quanto vende mensalmente, quanto custa o seu mês e qual é o lucro do seu negócio deve fechar as portas e deixar espaço para profissionais. É muito comum no setor de reparação, ouvir de empresários o argumento que não gostam muito da parte burocrática, de papéis, de fazer contas e deixam na mão de outras pessoas, mas esquecem que existe apenas um responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio o Proprietário, Empresário ou como também conhecido “Dono do negócio”.  

Se você precisa delegar uma função de tamanha importância para alguém, saiba o que deverá cobrar desta pessoa, o que deve ser feito e os resultados esperados. Você não precisa preencher planilhas de custo, fluxo de caixa e DRE, mas deve entender como funcionam e saber interpretar as informações ali contidas, caso contrário você deverá confiar cegamente, e pode descobrir no futuro que as coisas não estavam tão boas como se imaginava ou falavam. Não se trata de confiar ou não em alguém, mas sim sua responsabilidade e compromisso como empresário.

Quer aprender de maneira simples e fácil como elaborar o custo, apurar o lucro e determinar a meta da sua empresa e transformar a sua oficina, vá até o Facebook Rodimar Marchiori e você encontrará algumas dicas.

Confira todas as edições da Revista Reparação Automotiva.

Para receber mais dicas de gestão, siga nas redes sociais Instagram, Facebook e no Youtube Rodimar Marchiori, e participe do Grupo no Telegram envie seu Nome, Cidade e Estado para o WhatsApp (48) 9 9959 9733.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *