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Como posicionar sua oficina mecânica no mercado

Saber como posicionar sua oficina mecânica no mercado é um dos principais fatores para valorização das empresas da reparação

Olá Pessoal, na edição passada (Ed.173- Fevereiro 2023), falei sobre a importância de você “dono” de oficina acompanhar o processo de gestão, observando os números e saber o que cobrar da sua equipe comercial e administrativa. Nesta edição quero falar sobre outro aspecto, também muito encontrado no mercado de reparação e que impede as oficinas de crescerem, posso até ousar dizer que é um dos principais fatores que impedem a valorização das empresas da reparação, estou falando sobre saber se posicionar no mercado. De maneira bem prática, é você definir de forma clara o que quer fazer, como quer fazer e para quem quer fazer.

O empresário deve responder essas três perguntas e todos os dias lembrar disso, as respostas devem fazer parte da cultura do seu negócio, da missão, visão e valores. Quando você responde essas perguntas fica mais fácil compreender o possível futuro do seu negócio, pois elas condicionam um caminho a ser seguido e o destino possível da rota de “Como posicionar sua oficina mecânica no mercado”. Para ficar mais claro, se você responder:

O que fazer: fazer manutenção e reparo em automóveis. 

Como fazer: resolvendo os problemas dos clientes que chegam até minha oficina.

Para quem: Proprietários e motoristas de automóveis que precisam de reparo. Estas respostas não estão erradas, mas falam muito sobre o possível perfil de clientes e o potencial deles para contribuir para o crescimento do seu negócio. Por exemplo clientes que são garagistas, taxistas, motoristas de aplicativos e gerenciadoras de frotas, quando procuram a oficina, já existe um objetivo bem específico, resolver o problema com menor gasto possível, isso por uma lógica que é compreensível, maior gasto na manutenção diminui o lucro do negócio deles, portanto você terá um grande desafio na hora de passar orçamentos, contestação de preços, comparação com concorrentes que cobram menos, corte nos orçamentos sem critério técnico, apenas por não poder gastar e outras experiências que quem atende esse público já conhece. Mas atenção! Não estou aqui querendo criticar esse público, ou quem atende eles, são setores importantes para nossa economia e compreendo que a dinâmica de negócios é essa, e está tudo certo. É preciso que as oficinas tenham clareza sobre essas características, e assim com estratégias eficientes consigam atender as demandas de forma produtiva para as duas partes. Agora um outro exemplo de posicionamento (respostas para as três perguntas). 

Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

O que fazer: Orientação, manutenção e reparo em automóveis. 

Como fazer: Oferecendo aos clientes um ambiente diferenciado, limpo, organizado e aconchegante. Prioridade na orientação com qualidade, transparência e ética, para que o cliente sempre tenha consciência sobre a necessidade de manutenção do seu automóvel e sempre tome as melhores decisões na hora de aprovar o orçamento, respeitando a necessidade de manutenção e o seu planejamento financeiro pessoal. 

Para quem: Para clientes que procuram uma oficina com ambiente e atendimento diferenciado, que queiram ser bem orientados sobre a necessidade de manutenção e os benefícios da manutenção preventiva, para não ter imprevistos e evitar riscos. Clientes que entendam a diferença entre preço e valor, que quando entrem na oficina se sintam acolhidos e podem confiar que estarão fazendo a escolha certa, pois nossa missão não é fazê-los gastar, mas sim orientá-los sobre o status de manutenção do automóvel, e que a responsabilidade de aprovar ou não o orçamento será sempre deles (clientes). Você consegue ver diferença entre o primeiro posicionamento e o segundo? 

Se sim, ‘borá lá’ fazer a diferença, ajuste o que for necessário no seu negócio. Caso não consiga enxergar diferença, veja mais conteúdo nas minhas redes sociais, isso irá lhe ajudar com mais detalhes.

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Rodimar Marchiori, especialista em gestão de oficinas

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