A Marelli Cofap Aftermarket amplia o seu catálogo da linha elétrica automotiva, com o lançamento de 13 códigos, sendo 12 reguladores de voltagem e um retificador. Assim, o catálogo da linha elétrica automotiva Magneti Marelli conta com mais de 650 códigos e oferece uma cobertura de frota superior a 90% dos veículos nacionais.
Os reguladores de voltagem e os retificadores são itens vitais para o sistema elétrico dos automóveis e trabalham em conjunto no sentido de assegurar o equilíbrio elétrico do sistema e garantir maior vida útil para a bateria, devendo, portanto, se encontrar em perfeitas condições de funcionamento. Os retificadores são responsáveis por estabilizar a corrente gerada pelo alternador, transformando-a em corrente contínua. O regulador, por sua vez, ajusta a voltagem gerada pelo alternador.
Aplicações
As novidades Magneti Marelli atendem veículos das marcas Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Hyundai, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Suzuki, Toyota e Volkswagen.
Confira os códigos e suas aplicações: RV014 (Volkswagen Brasília e Kombi), RV171 (Fiat Mobi 1.0 e Fiat Strada 1.4), RV254 (Nissan Frontier 3.3, Frontier 2.4, XTerra 3.3 e XTerra 2.4), RV321 (Ford Ka Hatch/Sedan 1.0 12V e Ka Hatch/Sedan 1.5 16V), RV421 (Hyundai Accent 1.5, Elantra 1.8 e Elantra 2.0), RV423 (Mitsubishi Pajero 2.6), RV426 (Citroën C5 2.0 16V e Peugeot 306), RV680 (Citroën DS 1.6 THP e Peugeot 3008 1.6 THP), RV875 (Toyota Corolla), RV895 (Fiat Uno 1.0 Mille), RV919 (Mercedes-Benz C-180 e E-200) e RV996 (Chevrolet Tracker Diesel, Mercedes-Benz A160 e A190 e Suzuki Vitara). Já o código do retificador é o R1482, destinado aos modelos Toyota Hilux 2.8 e Toyota Hilux SW4 2.8. Mais detalhes sobre as aplicações estão disponíveis no catálogo, que pode ser encontrado em https://mmcofap.com.br/catalogo-eletronico-introducao.aspx.
Sinais de alerta
O retificador e o regulador de voltagem são os componentes mais vulneráveis dentro do alternador, por isso a ocorrência de problemas é muito mais comum do que se pode imaginar. Isso se deve ao fato de existir uma grande quantidade de acessórios elétricos existentes nos veículos atuais. Com isso, precisam atuar constantemente no controle da tensão gerada pelo alternador.
Luz da bateria no painel que não apaga, dificuldade para dar partida no motor, luzes mais intensas do que o normal, dispositivos elétricos com funcionamento irregular e cheiro de queimado na parte elétrica indicam que é o momento de procurar uma oficina de confiança, já que se tratam de sinais de que os reguladores podem estar com algum problema.