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Painel de instrumento com defeito na Quilometragem

Como fazer com a troca do painel de instrumento com defeito na quilometragem

Toda vez que o painel de instrumento apresenta defeito, podemos experimentar fazer um reparo e manter a originalidade tanto da quilometragem como no número de chassis (VIN), mas quando esse reparo não é possível temos que fazer a substituição do painel por um outro e também manter os dados originais, dados estes que são usados em vistorias de transferências de titularidade do veículo, companhias seguradoras, etc, entre outros.

Opção 1 peças nova.

Quando a peça que vai ser colocada é nova ela vem com a quilometragem zerada e também com o número de chassis sem nenhuma marcação, com isso a maioria dos aparelhos de Diagnóstico consegue acertar tanto a quilometragem como o número VIN,

Opção 2 peças usada com KM menor.

Quando a peça de reposição for usada, os campos de quilometragem e do VIN já vem preenchidos com os dados do veículo doador, se no caso esta peça estiver com a quilometragem menor do que a do veículo que será colocado os

aparelhos de diagnóstico também conseguem editar e aumentar a quilometragem, mais nos módulos que tiver o VIN ele nem sempre consegue ser alterado.

Opção 3 peças usada com KM maior.

Quando a quilometragem for maior não conseguirá via aparelho de diagnostico reduzi-la

No caso que a peça doadora tenha a quilometragem maior do quê a do veículo que será colocado, a reparadora precisa montar um processo para esse reparo, contendo:

  1.  Nota fiscal de compra desta peça
  2. Depois entrar em contato com o Detran da sua cidade para solicitar uma autorização para edição da quilometragem e do VIN (se for o caso)
  3. Depois é lido o arquivo interno deste painel e editado as informações dentro do arquivo, como na imagem abaixo  
  4. Nota de prestação do serviço

Esse processo deverá ser arquivado e guardado por 5 anos para qualquer fiscalização que a reparadora possa vir a ter.

A grande maioria dos veículos tem tanto a quilometragem como o número VIN em vários módulos e para o serviço ser arrematado profissionalmente, ele deve ser igual em todos os módulos

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram

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