fbpx

A importância da fuga térmica em baterias de carros elétricos para não levar a um incêndio

Neste artigo, discutiremos a segurança dos carros elétricos, especialmente em relação às baterias, que às vezes são retratadas como perigosas devido a vídeos nas redes sociais mostrando incêndio. Mas o que realmente acontece? Vamos simplificar.

Quando ocorre um problema em uma célula da bateria, como um defeito ou um acidente, pode desencadear o que chamamos de “runaway térmico”. Isso acontece quando a célula começa a liberar energia térmica através de reações químicas, aumentando sua temperatura. Se isso não for controlado, pode levar a um incêndio no carro elétrico.

A propagação térmica ocorre quando uma célula em runaway acaba afetando as células ao redor, aumentando o perigo. Por isso, é crucial ter padrões de segurança. Na China, por exemplo, exige-se um atraso de cinco minutos entre a detecção de um problema na bateria e o momento em que se torna perigoso para os ocupantes do carro. Isso dá tempo para o motorista estacionar e sair do veículo com segurança.

O objetivo final é que apenas uma célula entre em runaway, tornando-se um problema de manutenção em vez de um evento de segurança. Mas ainda não chegamos lá. Existem várias maneiras pelas quais o calor pode se propagar entre as células, incluindo a condução de célula para célula e a liberação de gases. Diversos materiais estão sendo desenvolvidos para impedir essa propagação.

Além disso, barreiras térmicas e mecânicas podem ajudar a reduzir o risco. Materiais flexíveis, mas resistentes ao calor, são essenciais para absorver movimentos e manter a pressão constante entre as células.

Testes mostram que o PyroThin, um produto desenvolvido para o gerenciamento térmico de baterias de veículos elétricos, pode resistir a altas temperaturas e absorver energia mecânica, oferecendo uma solução promissora para a segurança das baterias dos carros elétricos. Embora ainda haja desafios a superar, como encontrar materiais que combinem flexibilidade e resistência ao calor, há avanços significativos nessa área.

Para que ocorra uma fuga térmica em uma bateria de carro elétrico, é necessário uma situação muito extrema de operação, geralmente envolvendo uma série de fatores que se combinam para criar condições perigosas. Aqui estão algumas dessas situações e suas causas:

carro elétrico incêndio

1. Falha da bateria: Uma falha na própria bateria pode ser uma causa direta de fuga térmica. Isso pode acontecer devido a defeitos de fabricação, danos mecânicos, desgaste ao longo do tempo ou mau uso da bateria.

2. Acidente de veículo: Um acidente de veículo, especialmente aqueles que resultam em danos significativos à bateria ou às células individuais, pode desencadear uma fuga térmica. O impacto físico pode danificar as células da bateria, causando um curto-circuito ou ruptura que inicia o processo de fuga térmica.

3. Sobrecarga ou sobreaquecimento: Se a bateria for submetida a condições de sobrecarga, como superaquecimento durante o carregamento rápido ou uso intenso, isso pode aumentar a temperatura interna da bateria a níveis perigosos. Isso pode levar ao desencadeamento do processo de fuga térmica.

4. Curto-circuito interno: Um curto-circuito dentro da bateria, seja devido a danos externos, falha interna ou má conexão, pode gerar calor excessivo e desencadear uma fuga térmica.

5. Exposição a temperaturas extremas: Temperaturas ambientais extremas, tanto muito altas quanto muito baixas, podem afetar negativamente o desempenho e a segurança das baterias. Em temperaturas extremamente altas, as reações químicas dentro da bateria podem acelerar, aumentando o risco de fuga térmica.

Em resumo, uma fuga térmica em uma bateria de carro elétrico geralmente ocorre como resultado de uma combinação de condições extremas de operação, como falhas na bateria, acidentes, sobrecarga, curto-circuito interno e exposição a temperaturas extremas. E, embora os incêndios em carros elétricos possam ser assustadores, existem medidas sendo tomadas para torná-los mais seguros. Com o desenvolvimento de novos materiais e padrões de segurança, podemos avançar para um futuro onde os incêndios de bateria sejam uma preocupação do passado.

Sergio Oliveira, Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenheiro Aeroespacial e Consultor em tecnologias e treinamentos do setor automobilístico. Siga no Instagram @sergioaer @pullup_se

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *