Caro leitor, amigo e reparador automotivo, em mais uma edição trago situações reais do dia a dia da oficina automotiva. Para esta edição, falo pra você sobre a Tecnologia Embarcada nos veículos, que durante um determinado período era exclusividade da Linha Premium, ou como muitos chamam, veículos de luxo ou importados.
Pois bem, não é mais exclusividade, certas tecnologias, principalmente as que promovem segurança na condução de um veículo automotor. Sendo assim, falo sobre o Sistema ADAS!
O que é ADAS?
ADAS (ADVANCED DRIVER ASSISTANCE SYSTEMS- Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), ou seja, o veículo está dotado de uma tecnologia, a qual permite uma condução mais segura, ajudando evitar acidentes por exemplo. É um sistema que utiliza sensores e câmeras para auxiliar o motorista durante a condução.
Estes recursos, trazem para as oficinas uma demanda crescente, que exige do reparador automotivo buscar capacitação técnica, atualização de equipamentos e aquisição de outros. Não há recursos técnicos para burlar o sistema, pois como todo serviço automotivo, é preciso trabalhar corretamente, pois envolve a segurança do usuário do veículo e de terceiros.
Apresento a você um veículo nacional, que está em alta nas vendas, porém com a tecnologia embarcada avançada, como seus irmãos importados, o VW T-CROSS.
Na linha de SUVs de entrada, ele figura entre os mais vendidos, por vários meses alcançou o 1º lugar nos emplacamentos, com 31,5 mil unidades, conforme levantamento da FENABRAVE.
O T-CROSS traz tecnologia empregada na construção, desde o momento que a porta é aberta por toque na maçaneta, bem como a imagem projetada no centro do painel de instrumentos indicando, que elas estão abertas.
Com todos estes mimos, vem acompanhado de cuidados a serem tomados, um deles, muito noticiado é o furto do Sensor RADAR, alojado na grade frontal, atrás do emblema da VW.
São inúmeros casos registrados e relatados do furto deste componente.
Porém não é o único, meio de falha do sistema, já que, pequenos acidentes, esbarrões em estacionamentos, manutenções que necessitem remover o para-choque dianteiro, a falha será registrada, o sistema ficará inoperante, um aviso aparecerá no painel de instrumentos indicando que o sistema frontal está indisponível.
Ao receber um veículo na oficina é imprescindível que se realize um checklist completo, aferindo principalmente luzes de anomalias no painel de instrumentos. Lembrando que os avisos de falhas no Sistema ADAS, podem surgir após uma manutenção, algo que foi removido, como para-choques, suspensão, para-brisas, pois são diversos sensores espelhados pela carroceria do veículo.
Um detalhe a se atentar, é a utilização do scanner automotivo. Não realize comandos indevidos, testando funções sem o devido conhecimento dos sistemas embarcados, também é necessário executar cada função do scanner corretamente.
Muito bem, seu cliente chegou à oficina relatando que tem uma luz acesa no painel e uma mensagem dizendo, que o sistema frontal está indisponível, como diagnosticar?
O primeiro passo é realizar uma inspeção visual. Se o emblema da VW, no caso do T-Cross, está instalado e fixo corretamente,
O segundo passo consiste em verificar a grade e para-choque se não sofreram algum acidente. Atrás da grade dá para visualizar o conector elétrico do radar, se está devidamente conectado.
Por que, focamos apenas no Radar Frontal, para este artigo?
Porque, devido aos altos índices de furtos, é o defeito de maior busca por reparo nas oficinas.
O que preciso para atender esta demanda em minha oficina?
- Você precisará de um scanner atualizado e liberado para o sistema ADAS
- Equipamento de calibração ADAS, com Targets (alvos de calibração),
O Equipamento é composto por:
Torre Painel de calibração digital, com câmeras 360,
Os tarquetes, espehos de visualização das câmeras 360º, parecem, mas não são os mesmos do sistema de alinhamento de direção.
Também precisará de uma biblioteca técnica, com informação técnicas como o diagrama elétrico dos veículos, completo e original, aqui indico o sistema HAYNES PRÓ, ALL DATA e MITCHEL, estes sistemas podem ser assinados e ter o acesso online , completo.
A imagem acima é um recorte do diagrama do radar frontal do T-Cross, que em caso de receber um veículo acidentado, ou teve seu sensor radar furtado, o reparador automotivo precisará para refazer a ligalção do chicote elétrico que muitas vezes é cortado durante o furto.
Na foto acima, pode ser observado que a calibração é feita, no piso da oficina, posicionando o veículo conforme instruções obtidas na tela do scanner, ordenando todo o processo detereminado pela montadora.
Muito bem, agora já é de conhecimento que as tecnologias embarcadas chegaram a todos os segmentos de veículos, cabe a você reparador automotivo se preparar, para atender demandas como a da linha VW, e outras montadoras que vão chegando às oficinas.
Para se preparar, quero convida-lo a participar do Treinamento em Sistema ADAS, que vou ministrar em parceria com a GYNPROG, distribuidora Oficial de Equipamentos AUTEL, TOPDON, ZENITH e outros mais, que acontecerá nos dias 13 e 14 de Setembro de 2024, em nossa oficina e centro de Treinamento, a GENERAL TECH, em Uberaba MG.
Para participar, você deverá entrar em contato diretamente com a GYNPROG, pelo telefone (62)3414-5400,= ou whatsapp (062)98341-0046. Também pode cotar com a GYNPROG a liberação e atualização de seu Scanner AUTEL para atender sistema ADAS, bem como adiquirir o equipamento completo ADAS, que recebeu uma atualização feita pela equipe Técnica da GYNPROG, juntamente comigo, patra utilização dos TARGETS (alvos) digitais, trazendo uma economia entre 27 mil reais no custo final do equipamento.
Encerramos aqui mais uma edição, e aguardo você em nosso treinamento aqui na GENERAL TECH, e até a próxima edição!
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook