Entenda quais são as diferenças de serviços a serem realizados nos carros elétricos e com motor a combustão
A cada dia que passa vemos mais carros elétricos rodando nas ruas do Brasil. Esse modelo de veículo e esta categoria de mobilidade urbana tem se destacado muito não só no Brasil, mas também em todo o mundo. No entanto, está chegando o momento dos proprietários perguntarem: Como é feita a manutenção de um carro elétrico? Este carro elétrico que foi adquirido precisa de manutenções específicas, mas em contra partida, esse tipo de veículo requer baixíssimas intervenções para as manutenções, isso por se tratar de um automóvel com sistema muito simples em sua concepção.
Cada vez mais. grandes empresas e corporações pelo mundo estão adquirindo veículos totalmente elétricos para substituir suas frotas de veículos a combustão, isso aconteceu com a Amazon e com a polícia dos Estados Unidos que substitui aos poucos toda sua frota de veículo a combustão.
Quando colocamos na balança os custos e tempo em que o carro a combustão fica em manutenção notamos que a diferença é gritante, e essas corporações gigantes que precisam de muitos veículos também buscam também custo baixo para que a operação seja viável.
Um carro elétrico gasta em média USD 250,00 ou R$1.375,00 em manutenção anual, isso calculado com o preço médio do dólar a R$ 5,50. Já o carro a combustão gasta em torno de USD1.550,00, cerca de R$ 8.525,00 por ano em manutenções. Só estes dados já são motivos suficientes para essas empresas adotarem a compra dos carros 100% elétrico, mas não é só isso.
Este veículo a combustão fica em torno de 17 dias parado no processo de manutenção por ano. Por sua vez, o carro 100% elétrico fica apenas um único dia realizando a manutenção por ano. Tornando assim a mobilidade elétrica muito vantajosa para todos os segmentos.
Um veículo que custa 6 vezes menos para realizar a manutenção e 16 dias a menos parado por ano fazendo reparos é um atrativo e tanto. O carro elétrico para ser montado em sua totalidade utiliza aproximadamente 3000 mil peças, já o carro a combustão para ser produzido precisa mais de 15.000 peças.
As baterias elétricas tem vida de 4.000 ciclos aproximadamente, isso significa que ela perderá nesses 4.000 ciclos, em torno de 28% de sua capacidade de carga.
Se for carregada todos os dias, ela terá uma vida de 16 anos, se for carregado três vezes por semana sua vida útil aumentará em torno de 30 anos, o que é tempo suficiente para que o custo da compra do carro elétrico seja amortizado.
Um carro elétrico não tem correias, radiadores, velas, bicos injetores, cabeçote, bloco, tanque de combustível, escapamento, bomba elétrica, câmbio de marchas, óleo, fluidos, lubrificantes, alternador, motor de partida, sistema de embreagem, então se pensarmos apenas nesses itens é inevitável que o carro elétrico tenha uma vida útil maior e uma manutenção muito menor e seu custo mais baixo em relação ao carro a combustão.
Chegamos em um momento da mobilidade em que precisamos quebrar paradigmas e esquecer nossas tradições em pensar que somente o carro a combustão é capaz de resolver os problemas de mobilidade e valorizar novas formas de mobilidade urbana.
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Muito bom