Nessa matéria nós vamos abordar os vários locais onde o freio de estacionamento é colocado, primeiramente o sistema de acionamento por alavanca e cabos
- No eixo traseiro (mais comumente encontrado)
Sistema com freio a disco
Sistema com freio a tambor
- No eixo dianteiro (Saab 900 e Citroen DS)
- No eixo cardan ( Toyota Bandeirante e Caminhão F600)
o sistema mais encontrado, ainda é o com a alavanca dentro do veículo que aciona os cabos de aço que vão até as rodas traseiras, seja o freio a tambor ou a disco de freio.
Em alguns veículos essa alavanca pode estar localizada na região do pé esquerdo do motorista e neste caso acionada com o pé.
Como proceder a regulagem do freio de estacionamento: normalmente vemos em nosso setor a regulagem sendo feita equivocadamente, no ajuste do cabo de aço; porém os cabos de aço não foram feitos para ceder (imagina quantas regulagens teriam que ser feita para um elevador parar sempre certo no andar), essa regulagem da folga dos cabos é só para fazer o ajuste inicial quando tudo está novo na linha de montagem , o que sofre desgaste são as lonas ou as pastilhas, desta forma se não foi mexido na regulagem original cabo e o freio de estacionamento está com alavanca alta devemos analisar o sistema, e verificar por que as regulagens automáticas não estão mantendo as lonas ou pastilhas próximas aos tambores ou disco respectivamente.
Vamos analisar a seguir como devemos fazer isso no sistema a tambor:
- Retirar os tambores de freio
- Efetuar uma limpeza completa no sistema
- Analisar se a regulagem automática está funcionando perfeitamente
- Montar os tambores de freio
- Colocar a roda no veículo deixando sem colocar um dos Parafusos
- Soltar o parafuso de regulagem dos cabos até que os cabos fiquem bem folgados
- Nesta etapa vamos precisar de dois profissionais, um para acionar o pedal de freio, e o segundo profissional examinar com auxílio de uma lanterna se a haste da regulagem automática das lonas se movem dentro do sistema quando se aciona e solta o pedal de freio.
- Em caso afirmativo do item 7, acionar a catraca da regulagem automática até que pare o movimento da haste quando se alterna em pisar no pedal de freio e soltar, com isso deixamos as lonas reguladas.
- Ajustar a folga dos cabos até que fique 3 a 5 dentes no acionamento da alavanca do freio de estacionamento
- Pronto efetuado uma regulagem correta do sistema de freio de estacionamento
Com a evolução do sistema vieram os freios com acionamento elétrico, onde a alavanca foi substituída por um botão de acionamento, este sistema pode tanto ser de um motor elétrico acionando os cabos como no caso de Land Rover, Hiunday, Bmw e Kia
como com motores diretamente nas pinças de freio como é o caso de Audi e Bmw
Neste caso o reparo, ajuste e regulagem requer equipamento de diagnostico para tal serviço
Nessa matéria explicamos mais a fundo um sistema que todos acham comum na oficina mas que tem suas particularidade e precisa ter atenção do técnico na hora do reparo.
Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram / Mande uma Mensagem no WhatsApp