Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo é você dono de oficina mecânica, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem-sucedido.
Estamos chegando ao fim de mais um ano, quando chega o mês de novembro o clima de férias já começa a chegar nas oficinas, seja a equipe já planejando o que irão fazer nas festas de fim de ano, ou alguns clientes já realizando manutenção para viajar. Mas sua empresa consegue absorver as oportunidades deste período? No comercio é muito comum você observar a mudança de comportamento dos lojistas, decoração de Natal, músicas, promoções exclusivas e até brindes, tudo isso para envolver o cliente neste clima de alegria e encanto, tudo integra o processo de venda, e se destacar neste momento pode fazer a diferença. E na sua oficina? Quero ir além de uma simples decoração, a simbologia do Natal não irá aumentar seu faturamento, mas sim a utilização do veículo para desfrutar das férias, esse é o grande foco, e como você está se comunicando com o mercado e com seus clientes sobre isso? Para absorver o máximo desta oportunidade, a sugestão é que se faça um plano de ações focadas na prospecção de clientes e na gestão da carteira atual.
Na prospecção enviar mensagem ao mercado sobre o foco de manutenção preventiva e revisões, de forma que conheçam sua empresa e o que você se propõe a oferecer. Na gestão da carteira de clientes, envie mensagem para todos seus clientes, seja ativo ou não, se já realizou algum serviço a pouco tempo, mesmo assim envie, o foco é oferecer uma verificação mais completa do veículo para ter mais segurança no fim de ano.
Depois do processo de comunicação é preciso manter o foco interno da equipe, o setor de vendas deve estar preparado para lembrar e vender revisão de fim de ano, o cliente chegou até a oficina com outra demanda, mas ofereça mesmo assim é o seu foco que importa, se o cliente não quiser tudo bem, mas você ofereceu. No final de cada dia, contabilize quantos orçamentos foram realizamos como revisão e quantos clientes aprovaram, desta análise poderá surgir novas atitudes em busca de mais oportunidades. Muitas oficinas esperam o cliente solicitar uma análise mais detalhada, e isso diminui a chance de venda de revisões, portanto seja mais intencional no atendimento de fim de ano e colha os frutos disso.
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