Fabricante chinesa inova com sistema de bateria que é trocada em poucos segundos
Desde que os veículos eletrificados foram incorporados a mobilidade urbana muitas ideias e inovações foram criadas e mostradas para o mundo. Porém, há um ditado que diz: “O céu é o limite”. A chinesa Nio é uma empresa de tecnologia automotiva fundada em 2014, com sede em Xangai. Ela é conhecida principalmente por fabricar veículos elétricos de alto desempenho, incluindo SUVs e sedãs, bem como baterias e soluções de carregamento para veículos elétricos.Ela criou um sistema revolucionário e inovador para os modelos Onvo L-60 e o ES-6. Esta fábrica de veículos elétricos 100% tem na China alguns pontos em funcionamento, e quem sabe, uma solução para um futuro muito próximo! Isso porque, a Nio criou um sistema de recolocação de baterias em seus carros extremamente inovador e inteligente. As baterias ficam em estações já prontas e carregadas 100%. Quando o motorista chega com o carro e entra na estação, um sistema automatizado entra em funcionamento e substitui a bateria que está descarregada por uma 100% operacional e carregada, ou seja, a bateria é removida, na parte de baixo do veículo, por um sistema autônomo e no mesmo instante a plataforma encaixa a bateria pronta para ser utilizada.
Não estamos falando de uma bateria pequena e sim de uma bateria de 100 KWh e 625Km de autonomia. Mas não para por aí, a fabricante já anunciou uma terceira versão de bateria, de 150 kWh, prometendo até 930 km de alcance. A bateria faz parte de todo o assoalho estrutural do veículo, ela é trocada em tempo recorde, leva 4,4 minutos, ou seja, bem mais rápido do que encher o tanque do carro com gasolina. Mas muitas perguntas ficam no ar, como por exemplo, se o carro é novo, a bateria é nova, a bateria nova vai ficar e o usuário vai receber uma já usada?
A Nio também pensou nisso. O sistema funciona por assinatura, com pagamentos mensais, quando o carro é adquirido, ele vem sem a bateria. Por isso, é possível trocá-la a qualquer momento, pois a bateria não é do carro e sim da fábrica. Os carros elétricos tendem a ser muito mais eficientes porque 90% da sua capacidade energética é aproveitada, isso comparado com o carro a combustão, pois apenas 30% dessa capacidade energética é aproveitada. Ideias inovadoras como essa tendem a ficar mais comuns no mundo da eletrificação. A Nio com seu modelo L60 e o ES6 faz a troca da bateria através de estações e isso pode revolucionar o futuro próximo dos veículos eletrificados enquanto outros precisam parar e carregar por horas, esse modelo troca a bateria em menos de 5 minutos.
O que você achou dessa inovação?
O futuro do eletrificado é inovador e intenso.
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Excelente saida para o problema dos carregamentos lentos ainda
.
Uma solução muito prática e eficaz para a reparacão. Porem, vms ver se a mesma técnica será empregada no Brasil