Celebrado todos os anos em 20 de dezembro, o Dia do Mecânico reconhece o trabalho essencial desses profissionais. Mais do que exercer uma função técnica, são especialistas em realizar diagnósticos e solucionar problemas complexos para manter carros, motos, caminhões e ônibus em movimento.
Quando surgiu, no início do século passado, o mecânico desempenhava um trabalho praticamente artesanal com o apoio de ferramentas simples e básicas. Essa habilidade tradicional segue em constante evolução e estima-se que mais de 700 mil reparadores automotivos estão em atividade no Brasil.
Ao todo, o país congrega mais de 120 mil oficinas prestadoras de serviços mecânicos ou funilaria, incluindo auto centers, concessionárias, auto elétricas e retíficas. Responsável por mais de 80% da manutenção veicular, incluindo motos, carros, utilitários, caminhões e ônibus, o setor da reposição representa 2% do PIB Nacional, somando fabricação de peças e componentes, distribuição, comercialização e reparação, segundo dados do Sindirepa.
Esses números dão uma ideia do tamanho desse setor que segue enfrentando uma grande transformação com o avanço das tecnologias dentro do mercado automotivo. Nesse contexto, é fundamental estar por dentro das novidades para executar o melhor trabalho e fidelizar clientes.
A Automec, que acontece entre os dias 22 e 26 de abril de 2025, no São Paulo Expo, é um importante polo para a atualização profissional. Além de ser considerado o maior encontro do setor na América Latrina, reúne mais de 1.500 marcas com lançamentos para os mercados de reposição, manutenção, reparação, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos.
“Na Automec, o reparador tem acesso às principais novidades do setor. O mercado automotivo se aprimora cada vez mais e saber trabalhar com as novas tecnologias é questão de sobrevivência. Quem não souber lidar com as novas ferramentas tecnológicas perde espaço, margem de lucro e clientes”, afirma Eduardo Marchetti, gerente da Automec. “O consumidor é exigente e quer soluções rápidas e eficazes”, complementa.
Durante os cinco dias de exposição, os visitantes terão acesso a Automec Experience, um espaço de conteúdo com atividades interativas e workshops voltados para reparadores. A grande estreia dessa edição é a Universidade Automec que vai permitir ao público aprender mais sobre as novas tecnologias e garantir a atualização necessária para se manter competitivo no mercado. O espaço terá uma ampla programação de cursos e treinamentos com certificações fornecidas pelo SENAI e pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.
O aprimoramento profissional proporcionado pela Universidade Automec também traz credibilidade para a relação com o cliente. “Além de estar preparado para atender novas demandas decorrentes de sistemas inteligentes ou eletrificados, o mecânico capacitado é mais eficiente em diagnosticar problemas e propor soluções, o que gera um atendimento mais rápido, claro e objetivo”, conclui o Eduardo Marchetti.
A Automec é realizada a cada dois anos pela RX do Brasil e tem o apoio das principais associações do setor: Sindipeças, Abipeças, Aliança, Andap, Anfape, Asdap, Conarem, Sicap, Sincopeças e Sindirepa.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.