A Revista Reparação Automotiva nasceu em maio de 2008 com a proposta de ser o elo entre fabricantes e reparadores. Em um setor dinâmico e em constante evolução, a publicação surgiu para suprir uma necessidade essencial do mercado de reposição automotiva: um veículo de comunicação que informasse tendências, explicasse novas tecnologias e apontasse soluções práticas para os desafios enfrentados no dia a dia das oficinas, movimentando toda a cadeia produtiva.
A primeira edição impressa e os destaques do setor
A edição número 1 já evidenciava essa missão. A capa destacava temas como:
- “Reparação Automotiva discute problemas e soluções do mercado”
- “Oportunidade para novos negócios”
- “Softwares inteligentes”
Além disso, trouxe o caderno Dicas Técnicas, apresentando uma inovação que começava a ser aplicada nos veículos Flex: o sistema de partida a frio que eliminava o uso do tanquinho de gasolina.
Modernidade na distribuição da informação
Desde o início, a Revista nasceu com uma proposta moderna. Em 2012, quatro anos após sua criação, foi lançado o portal www.reparacaoautomotiva.com.br. Pouco tempo depois, iniciou-se também a produção de vídeos no Canal TV Reparação Automotiva, posteriormente transferido para o YouTube, ampliando o alcance e a interação com o público.
Conteúdo técnico e evolução junto ao mercado
À medida que a frota de veículos no Brasil crescia, os conteúdos da revista acompanharam essa evolução. Especialistas renomados, como Carlos Napoletano, diretor da APTTA Brasil (Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), passaram a colaborar com informações e procedimentos técnicos, principalmente sobre a crescente tendência dos veículos com transmissão automática.
Nova gestão e expansão da distribuição
Em 2015, os empresários Flávio Guerra e Carlos Oliveira assumiram a direção da revista. Com a nova gestão, a publicação ganhou um novo visual, e houve investimentos para ampliar a tiragem e a distribuição. Até então enviada apenas pelos Correios, a revista passou também a ser entregue diretamente nas lojas de autopeças, facilitando o acesso dos reparadores.


Aproximação com o público e novos colunistas
Para entender melhor as necessidades do setor, as visitas às oficinas mecânicas foram intensificadas. Com isso, foram realizadas pesquisas presenciais diretamente com os leitores, além da interação com os grupos de reparadores espalhados pelo Brasil.
O time de colunistas também cresceu, com a chegada dos especialistas em gestão Karine Quinjalmo e Rodimar Marchiori, e do engenheiro e professor Leandro Marco, expert em mecânica e eletrônica embarcada. Sergio Duque passou a contribuir com análises de mercado na área de Geomarketing.
Novos temas: elétricos, qualidade e mobilidade
Recentemente, a equipe ganhou o reforço dos especialistas em veículos elétricos e híbridos, Sandro Stoco e Francisco Almeida, da Flex Company.
O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) passou a colaborar com informações valiosas sobre processos e serviços com foco em qualidade.
Em 2025, a revista também passou a contar com a participação de Milad Kalume Neto, especialista em análises do mercado de automóveis.

Eventos, presença nacional e conteúdo técnico exclusivo
A equipe de conteúdo foi ampliada com a chegada do consultor Jeison Cocianji, atual responsável pelo evento itinerante Futuro da Mobilidade, realizado em diversas regiões do país com palestras de profissionais renomados, preparando os reparadores para as transformações do setor.
A revista continua investindo na produção de conteúdos técnicos exclusivos, desenvolvidos pelos Especialistas da Reparação.
A presença nos principais eventos do setor – como Automec, Autopar, Autonor, ExpoPeças – também é constante, assim como em inaugurações, comemorações e lançamentos de produtos, serviços e automóveis.

Presença multiplataforma e compromisso com o setor
Ao alcançar a marca de 200 edições, a Revista Reparação Automotiva consolida-se como uma plataforma de mídia 360º. Além da edição impressa, o conteúdo está disponível no portal, atualizado diariamente, e nas principais redes sociais: YouTube (Canal TV Reparação Automotiva), Instagram, Facebook e LinkedIn. A revista também conta com um serviço de Call Center voltado à indústria e comércio de autopeças.
Mensagem do editor-chefe
“Como Editor-Chefe da Revista, participei da maior parte desta história, pois colaboro com ela desde a primeira edição que circulou. E assim, posso afirmar:
O mercado da reposição independente evolui, a Revista Reparação Automotiva acompanha e mostra essas evoluções, sem esquecer sua origem de ser a conexão entre fabricantes e reparadores.”Edison Ragassi
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo