O mercado automotivo global foi mais uma vez dominado pela Toyota. Em 2024, a fabricante japonesa continuou com quase 10,7 milhões de veículos leves vendidos em todo o mundo. Embora o volume tenha caído 4% em relação ao ano anterior, o resultado é notável, considerando a crescente pressão dos fabricantes chineses e a transição para os veículos eletrificados. Além de ser uma das principais referências no mercado automobilístico do Japão, a Toyota está presente em quase todos os países do mundo. Esse desempenho garante à Toyota a liderança entre os carros maisvendidos em 2024.
Abaixo, o quadro com os volumes vendidos pelas 10 principais marcas mundiais em 2024:
Pos. | Montadora | Vendas Mundiais | Δ% |
---|---|---|---|
1º | Toyota | 10,69 milhões | -4% |
2º | Volkswagen | 8,69 milhões | -2% |
3º | Hyundai-Kia | 7,23 milhões | -1% |
4º | Stellantis | 5,64 milhões | -9% |
5º | GM | 4,69 milhões | -6% |
6º | Ford | 4,47 milhões | +1% |
7º | BYD | 4,27 milhões | +41% |
8º | Honda | 3,81 milhões | -5% |
9º | Nissan | 3,35 milhões | -1% |
10º | Geely | 3,28 milhões | +20% |
Fonte: motor.com
Carros maisvendidos: BYD, Geely e Chery são os grandes vencedores do ano
No ano passado, o share de mercado da BYD aumentou para 4,7% (era de 3%), subindo três posições na classificação global, ultrapassando a Suzuki, a Nissan e a Honda. É a maior fabricante da China graças à extraordinária demanda doméstica e à crescente presença nos mercados globais. A BYD foi a marca de BEV mais vendida em países como o Brasil e a Tailândia. O mais notável é que ela conseguiu fazer isso sem vender seus carros nos EUA.
O Grupo Geely foi outro grande vencedor do ano graças à sua ampla gama de produtos que inclui marcas chinesas e não chinesas. A Chery foi a terceira maior fabricante de automóveis da China e ocupou a 12ª posição, superando a Changan, o Grupo Renault, a Mercedes-Benz e o Grupo BMW.
No mundo, estima-se que foram vendidos em 2024 cerca de 90 milhões de veículos, 56% deles concentrados entre as 10 maiores marcas. O crescimento dessas fabricantes chinesas representa uma mudança importante no cenário dos carros maisvendidos globalmente.

Disputa acirrada entre Tesla Model Y e Toyota Corolla
Quanto aos veículos, por tipo e marca, o quadro abaixo registra os modelos campeões de vendas no mundo.
Foi uma disputa acirrada entre o carro elétrico de Elon Musk, que faz sucesso especialmente na China e nos Estados Unidos, e o sedã médio japonês da Toyota, o Corolla.
Em 2024, o Tesla Model Y registrou a venda de 1,09 milhão de unidades, enquanto o Toyota Corolla emplacou 1,08 milhão.
Vendas no Brasil
Em ano de crescimento de 14% do mercado brasileiro, Fiat Strada vence duelo acirrado contra o Volkswagen Polo para ser líder pelo quinto ano seguido. Desta vez, contudo, foram menos de 5 mil unidades de diferença para o Polo, segundo colocado no ranking. A Fiat Strada fechou 2024 com 144.694 exemplares emplacados no acumulado dos 12 meses, contra 140.187 do Volkswagen Polo.
Esse cenário reflete as preferências regionais e destaca as diferenças nos carros maisvendidos em mercados globais e locais.

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo