Até julho foram emplacadas 1,2 milhão de novas motos no país, registrando um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Estima-se que o ano de 2025 possa encerrar com a venda e emplacamento de mais de 2 milhões de novas unidades, que viriam a agregar na frota desse segmento fazendo que no Brasil registre uma frota circulante ativa de 21 milhões de unidades (incluídos todos os subsegmentos), de acordo com estudos do GeoAfter.
Observação: algumas empresas do setor acreditam que além das motos emplacadas e regularizadas na documentação, exista um número expressivo de mais 5 milhões de unidades que rodam, gastam peças, combustíveis e pneus, podendo elevar o número total de unidades circulantes para mais de 26 milhões.
As principais razões desse desempenho positivo até aqui foram:
- Cresce e se consolida a legitimidade desse veículo como forma de transporte de custo acessível (compra e manutenção) e flexível no uso;
- Excelente modal para deslocamentos rápidos em centros urbanos cada vez mais complicados pela intensidade de trânsito – especialmente para uso no dia-a-dia entre casa-trabalho-estudo e lazer aos finais de semana;
- Aumento exponencial de prestação de serviços de delivery;
- Crédito facilitado (embora com juros elevados), sistemas de consórcios, outros benefícios facilitadores para o acesso do público alvo;
- Crescente serviço de mototáxi em várias cidades brasileiras;
- Facilidades de estacionamento e alternativa ao transporte púbico ineficiente.

Os modelos de motos mais emplacados em 2025, por subsegmento foram:

São motos destinadas ao uso diário nas cidades, geralmente leves e resistentes.

Ideal para rodar na estrada, também rodam em centros urbanos. Com altura de assento mais baixa, suspensões fortes, garfo longo e guidão elevado, modelo que proporciona maior bem-estar na pilotagem. Chamadas de estradeiras por não privilegiar desempenho e velocidade, mas o conforto.

Motocicleta de média e alta cilindrada destinada ao uso misto, em terrenos pavimentados e não-pavimentados.

Tipo de moto que combina velocidade e conforto, as Naked (nuas) além da praticidade para utilização em perímetro urbano, também podem ser utilizadas em estradas, apesar de serem desprovidas de carenagens. Muito apreciada pelos motociclistas, de forma geral.

São motos práticas para o dia a dia, com design que lembra um “cubo”. Normalmente de baixa cilindrada e dotadas de câmbio automático ou semiautomático.

Motos para quem busca alta performance que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.

Motocicletas normalmente de alta cilindradas concebidas para utilização em turismo e viagens de longas distâncias.

Motos com suspensão mais alta e pneus adequados para diversos terrenos, têm alturas de assento, suspensão e de guidão bem elevadas. Esse porte facilita ao piloto vencer terrenos acidentados posicionado em pé sobre as pedaleiras, trilhas e ideal para quem gosta de passeios off-road.

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