Como garantir segurança na compra de autopeças online

Golpes online movimentaram R$ 2,7 bilhões no Brasil, por isso é necessário muito cuidado ao adquirir peças pela internet.

O comércio eletrônico transformou radicalmente o mercado automotivo no Brasil, oferecendo conveniência e maior variedade de produtos aos consumidores. No entanto, a facilidade de acesso a peças automotivas online também traz desafios significativos, principalmente em relação à segurança, qualidade e rastreabilidade das peças adquiridas. Componentes críticos para o funcionamento e segurança do veículo, como freios, suspensão e direção, estão amplamente disponíveis em sites e marketplaces e exigem atenção especial.

Em 2023, golpes online movimentaram R$ 2,7 bilhões no Brasil, conforme dados da OLX. Já no primeiro semestre de 2024, as tentativas de fraude no comércio eletrônico aumentaram 40%. Isso evidencia que, apesar das vantagens da compra online, persistem riscos relevantes para consumidores e para o mercado automotivo.

Com o objetivo de mitigar esses riscos e orientar o mercado, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e a Comissão Técnica da Qualidade composta de representantes da Anfavea e Sindipeças, desenvolveu e lançou o Guia Prático de Segurança na Compra Online de Peças de Reposição. Trata-se de uma iniciativa pioneira que visa promover maior proteção ao consumidor, rastreabilidade no processo de compra e apoio a boas práticas por parte de distribuidores, fabricantes e marketplaces.

O Guia apresenta recomendações claras, como a obrigatoriedade de exibir nos anúncios o número de registro do Inmetro e a exigência de que fornecedores trabalhem com peças certificadas e originais. Também sugere a adoção de mecanismos que permitam a rastreabilidade do produto anunciado até sua origem e um controle mais rigoroso da conformidade técnica antes da comercialização.

Essas diretrizes são importantes pela questão da circulação de peças com valores muito abaixo da média, de origem duvidosa ou fora de especificação técnica que comprometem diretamente a segurança e integridade do veículo para o usuário. Mais do que proteger os consumidores, elas ajudam a preservar a reputação de marcas e empresas que atuam de forma ética e responsável no mercado.

Ao reunir recomendações práticas e aplicáveis, o Guia Prático de Segurança se torna um instrumento essencial para tornar o comércio eletrônico de autopeças mais seguro e confiável. Ele contribui para estabelecer padrões mínimos de qualidade que protejam todos os elos da cadeia automotiva e estejam alinhados com os princípios da Política Nacional de Defesa do Consumidor e das normas técnicas vigentes no país.

Com o lançamento desta iniciativa, o IQA reafirma seu compromisso histórico com a disseminação de boas práticas e com a promoção da segurança veicular, ajudando o mercado a evoluir para um ambiente digital mais transparente, qualificado e seguro para consumidores e empresas.

Sergio Ricardo Fabiano é gerente de serviços automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva*
Sergio Ricardo Fabiano é gerente de serviços automotivos do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva*

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