A Nissan tornou-se a primeira fabricante do mundo a aplicar a tecnologia de pulverização a frio em motores automotivos. O novo motor 1.5 turbo, dedicado à terceira geração do sistema híbrido e-POWER, adota assentos de válvula produzidos com esse processo inovador.
O primeiro modelo a receber a novidade é o crossover Qashqai, fabricado em Sunderland, no Reino Unido. O motor, de codinome ZR15DDTe, utiliza o conceito patenteado STARC, que eleva a eficiência térmica a 42% ao estabilizar a combustão. Graças à pulverização a frio, os engenheiros criaram um design otimizado da porta de admissão, melhorando o fluxo de ar e o resfriamento ao redor das válvulas.
Diferente de métodos convencionais, a pulverização a frio adere metais em velocidade supersônica sem fusão, garantindo maior durabilidade, confiabilidade e condutividade térmica. Isso marca um avanço inédito na engenharia de motores da Nissan.
O e-POWER combina motor a combustão, bateria e propulsão elétrica, entregando uma experiência de direção elétrica sem necessidade de recarga externa. Mais leve e eficiente, a nova unidade 5 em 1 do sistema será lançada primeiro no Qashqai e, em seguida, em modelos como o Rogue (EUA/Canadá) e a nova Elgrand (Japão), prevista para 2026.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.