Educação profissional: Grande gargalo na manutenção automotiva

Caro amigo reparador, leitor, seguidor da Revista Reparação Automotiva, como vai? Espero que bem. Para esta edição, quero falar contigo, sobre um tema, que apesar de nos encontramos em 2025, ainda segue os primórdios do setor automotivo, que é a falta de mão de obra qualificada. Atuo como professor, instrutor e consultor há muitos anos, mais precisamente desde 1999. Algo sempre me chamou a atenção: A falta de mão de obra qualificada. Podemos entender de forma acadêmica, Educação Profissional.

Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino que prepara os alunos para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, integrando a formação geral com a qualificação profissional. Prevista na LDB e na Constituição, a EPT foca na formação do cidadão de forma integral, unindo ensino, pesquisa e extensão, e pode ser realizada no nível médio e no ensino superior. Seu objetivo é preparar pessoas para o exercício de profissões e para o desenvolvimento pessoal e coletivo, promovendo a articulação entre educação e setores produtivos. 

Em rodas de conversas, entre empresários do setor automotivo, em palestras técnicas em toda parte do país, encontramos sempre a mesma queixa, apontando que temos um “Grande Gargalo”, na manutenção automotiva, que é a falta de profissionais e de novos aprendizes.

Como sanar esta demanda?

Primeiro passo, é, nós empresários, entendermos que a formação do profissional cabe a empresa incentivar, moldar conforme sua necessidade. 

Alguns pensamentos antigos, geraram a falta de profissionais no mercado, até hoje estes pensamentos norteiam como uma “cultura” ruim, que podemos destacar:

  • Se eu treino o colaborador ele sai e vai atras de salários melhores;
  • Treinamento custa caro;

Dentro desta visão, um grande empresário do ramo automotivo, Henry FORD, ele mesmo, o criador da FORD Company, disse:

Se você acha caro treinar o colaborador e depois ele ir embora, experimente ficar com ele sem treiná-lo!

Nesta edição, quero lhe apresentar uma visão diferente, entender que a Educação Profissional é de suma importância para o crescimento da empresa e do setor automotivo.

Em minha empresa, a General Tech Automotive Diagnostic, todos os nossos colaboradores são treinados por nós. Temos nosso centro de treinamento automotivo, onde ministramos cursos para terceiros e principalmente para nossa equipe.

Divulgação

Formação de equipe, é algo bem complexo, o principal quesito, não é o técnico, mas o caráter, ética e moral. Estes itens, são essenciais para que uma empresa, tenha uma equipe, que venha suprir o gargalo da mão de obra escassa. Pois o técnico, a empresa forma, incentiva buscar o treinamento, concede melhores ganhos à medida que o profissional sobe de nível técnico, de conhecimento. 

Divulgação

Treinar, capacitar pessoas que buscam por conhecimento, dar oportunidade, é algo que faz a empresa crescer. Por muitas vezes, as oficinas buscam contratar alguém já pronto, pois o processo é mais rápido, porém o bom profissional não está sobrando no mercado.

Vou pegar um ditado que um dia ouvi:

É mais fácil transformar uma pessoa dedicada em um bom profissional, a transformar um profissional em uma pessoa dedicada!

Estranho não é mesmo?

Vamos entender. Encontramos muitos currículos que apresentam ser bons profissionais, contudo, no dia a dia, podemos ver que há algo não encaixando no perfil da empresa. Nem todos com formação em GESTÃO, são bons gestores. Nem todos que fazem um curso de manutenção automotiva, é um reparador.

É preciso ter algo a mais, ter paixão e dedicação.

A melhor forma, é identificar, buscar em centros de treinamentos, qualificação profissional, alunos que estão ali, porque querem ser um reparador automotivo.

Deixo como exemplo, alunos do nosso centro de treinamento, onde alguns viajam 70, 250 km, para participarem aos sábados dos treinamentos, buscando uma vaga no mercado de trabalho. Dentre estes, captamos alunos para nossa equipe. Que se tornam profissionais, aprendem a lidar com o dia a dia e as tecnologias que estão sempre avançando.

Jovens, adultos, todos em busca de conhecimento. A você empresário que vê como eu e muitos o grande gargalo da escassez de profissionais, ainda existe esperança, basta garimpar, buscar informações.

Vou deixar aqui, o contato o do Sheik (Grupo R.A.E), que através da INDECORP e VCOM, ajuda inserir alunos que estão em formação em várias regiões do país no mercado de trabalho (11)98301-2314.

Encerro assim esta edição, lembrando a você, que há esperança para suprir esta demanda.

Existem vários centros de treinamentos pelo Brasil, busque junto ao SHEIK, saber onde na sua região tem o colaborador que você busca para sua equipe.

Aqui na General Tech, temos treinamentos todos os meses, desde a formação profissional ao avançado.

Quer treinar sua equipe? Fale conosco (34) 3312-2727.

Até a próxima edição.

Leandro Marco
Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial e Mecatrônica Automotiva. Pós-graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua há 34 anos no setor de reparação. É proprietário da General Tech, oficina de linha premium localizada em Uberaba (MG).

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.