BMW Hydrogen

BMW lança iX5 Hydrogen, primeiro SUV a hidrogênio em série

O BMW Group lançou o novo BMW X5 com cinco opções de motorização. Agora, os clientes podem escolher entre elétrica a bateria, híbrido plug-in, gasolina, diesel e célula de combustível a hidrogênio. Além disso, a iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale) busca promover ecossistemas de hidrogênio e ampliar as estações de abastecimento em áreas metropolitanas, começando pela Alemanha.

Durante o lançamento, Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, destacou: “Com o novo BMW X5 mostramos, mais uma vez, nossa posição de liderança como pioneiros tecnológicos. O hidrogênio tem papel essencial na descarbonização global e estamos comprometidos em impulsionar essa tecnologia”.

Abertura tecnológica como estratégia de sucesso

A diversidade de sistemas de propulsão segue como fator-chave para o BMW Group. O portfólio atual já inclui motores a combustão, híbridos plug-in e sistemas a bateria. A partir de 2028, a marca adicionará também a célula de combustível a hidrogênio, ampliando ainda mais as opções de escolha.

Além disso, as estruturas de produção flexíveis e o alto nível de expertise permitem que essa variedade seja aplicada de forma eficiente no BMW X5. Isso significa que, a partir de 2028, os clientes poderão escolher entre duas tecnologias totalmente elétricas: bateria e hidrogênio.

O novo BMW iX5 Hydrogen em destaque

Após testes globais bem-sucedidos da frota piloto, o BMW iX5 Hydrogen chega ao mercado como o primeiro modelo de hidrogênio produzido em série pela marca. Segundo Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group, “o iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW, pioneiro em sua categoria e oferecendo o prazer de dirigir típico da marca”.

A tecnologia utiliza a terceira geração do sistema de célula de combustível, desenvolvida em parceria com a Toyota Motor Corporation. Esse avanço garante design mais compacto, maior potência, maior autonomia e eficiência superior. Atualmente, os centros de competência em Munique e a fábrica de Steyr produzem protótipos, enquanto outros componentes saem da unidade de Landshut.

Por que o hidrogênio é estratégico

Especialistas reconhecem o hidrogênio como vetor energético essencial para a descarbonização global. Ele funciona como meio eficaz de armazenamento de energia renovável, garantindo equilíbrio entre oferta e demanda. Dessa forma, complementa as soluções a bateria e se torna uma alternativa robusta para cenários em que os elétricos tradicionais não atendem.

Iniciativa HyMoS amplia a infraestrutura

Além de investir em veículos, a BMW atua na expansão da rede de abastecimento. A iniciativa HyMoS fortalece ecossistemas de mobilidade a hidrogênio em parceria com a indústria e instituições.

O projeto busca aumentar a viabilidade econômica ao concentrar a demanda de caminhões, ônibus e carros de passeio. Assim, as estações de hidrogênio poderão ser utilizadas de forma mais eficiente.

Na fase piloto, a iniciativa já apoia ecossistemas na Alemanha e na França. A expectativa é expandir o aprendizado para outras áreas metropolitanas e, futuramente, para novos países.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.