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Quem é o cliente ideal para a sua oficina automotiva?

Olá pessoal, inicio parabenizando essa grande profissão e claro todos que nela trabalham, dia 26 de novembro dia do Balconista de Autopeças, que todos tenham clareza de sua importância no setor de reparação automotiva.

Durante este ano falamos sobre vários temas, dentre eles cuidado que sua oficina irá quebrar, a diferença entre oficina e autopeças, custos e investimentos em uma oficina, a importância de planejar sua oficina, marketing, estratégias para vendas, a gestão de processos e equipe técnica para aumentar faturamento e nesta edição quero convidar você à refletir sobre: Quem é o cliente para sua oficina? Pode parecer uma pergunta simples e complexa ao mesmo tempo, que poderá abrir a possibilidade de vários conceitos de gestão de clientes, mas quero chamar atenção para a essência desta pergunta, pois quando abrimos as portas da empresa para atendimento ao público aparece tudo quanto é perfil de cliente, e acostumamos com essa referência, com o passar do tempo nos vimos presos à clientes que talvez não deveríamos perder tempo, mas precisamos atender pois existem contas para pagar, e a insegurança de faltar dinheiro me torna refém de um perfil de clientes não adequado. Você sabia que a maioria das oficinas no Brasil não tem clareza sobre o perfil desejado de clientes, se escondem atrás de conceitos genéricos: cliente bom é o que paga, cliente bom é o que não reclama de preço, entre outros conceitos. Atenção se você atende todo mundo, corre risco de se tornar caro ou barato para alguém, risco de satisfazer ou frustrar as expectativas de alguém, pois expectativas diferentes geram resultados diferentes nas experiências vividas na sua oficina. Eu costumo dizer sempre para meus clientes de consultoria, “Nada mais frustrante que oferecer a coisa certa para a pessoa errada”, e isso irá refletir no nível da satisfação do seu cliente, na motivação e entusiasmo da sua equipe e principalmente no faturamento do seu negócio. Então, não é sobre teoria de gestão de clientes, mas sim sobre os resultados da falta de conhecimento de quem realmente é o perfil ideal para ser seu cliente.

Rodimar Marchiori
Consultor Automotivo especializado em gestão de oficinas

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