ESG

ESG nas oficinas reparadoras de automóveis

Nos dias de hoje é comum ouvir falar sobre ESG. Esta sigla em inglês significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Trata-se de um conjunto de critérios para avaliar o desempenho de uma empresa em termos de sustentabilidade, responsabilidade social e gestão.

Estas práticas devem ser aplicadas, independente do tamanho da empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande.

Para a oficina reparadora de automóveis as práticas ESG incluem a gestão correta de resíduos, como óleos, fluídos e baterias, o uso eficiente de água e energia. Também a substituição de produtos químicos perigosos por alternativas ecológicas.

Já na área social, o leva-se em conta o bem estar dos colaboradores, a responsabilidade da empresa com a comunidade, enquanto que na governança, busca-se transparência e ética na gestão.

Em 2023, o IQA e a Seguradora Zurich, na área ambiental, criaram a Certificação Selo Verde.

O selo é uma iniciativa inédita no mercado que certifica oficinas mecânicas referenciadas à seguradora, que adotam práticas sustentáveis nos serviços de reparos automotivos, como destinação correta de resíduos, consumo consciente de água e energia elétrica e bem-estar corporativo.

Também para apoiar o setor automotivo na adoção das práticas ESG, o Instituto da Qualidade Automotiva aderiu a acordos nacionais e internacionais para ampliar sua especialização e competência em relação às áreas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Sendo assim, tornou-se signatário do Pacto Global da ONU, e se juntou a um compromisso universal firmado entre 19 mil membros de 160 países para transformar o mundo e impulsionar o desenvolvimento sustentável dos países até 2030.

Por: Edison Ragassi

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.