Câmbio comum nos modelos BMW, Dodge, Range Rover, Audi, entre outros, exige cuidados ao reparar e instalar.
Algumas considerações durante a substituição da transmissão: Um dos pontos principais é o fluido e o nível correto dele.
A transmissão ZF 8HP45 fez sua estréia em 2009, e desde sua introdução no mercado, se tornou uma das melhores escolhas dos fabricantes internacionais de veículos.
A BMW, um dos maiores clientes da ZF, usa a transmissão 8HP nos modelos 2009-2016 em todo seu portfólio de produtos. Veiculos BMW tais como a série 1 até a série 7, incluindo os modelos X utilizam esse câmbio. Elas podem ser encontradas na marca Rolls Royce da BMW, no Ghost, Phantom e Wraith.

Ao passo que sua popularidade parece estar bem estabelecida em vários países, esta transmissão se tornou bem comum para fabricantes americanos de veículos, em virtude de uma empresa conjunta montada pela ZF e Chrysler nos Estados Unidos. Encontramos hoje transmissões ZF 8HP nos modelos Dodge Charger, Chrysler 300, RAM 1500 e Jeep Grand Cherokee.
Outras marcas utilizando esta transmissão ZF 8HP incluem a Jaguar, Maserati, Range Rover, Audi e Bentley.
Com uma baixa taxa de falhas, isso comparada com outros modelos, não costumam aparecer muito nas oficinas reparadoras. Mas, quando encontramos um exemplar com falhas, as informações deste artigo podem ajudar.
Uma consideração importante durante a substituição da transmissão é o fluido e seu nível correto. Uma transmissão nova ou reformada deve ser entregue com o fluido correto e no nível. Durante o processo de instalação, as linhas de arrefecimento devem ser desconectadas. As linhas então deverão ser drenadas e limpas enquanto estão fora do sistema. Quando as linhas de arrefecimento forem reconectadas, elas teoricamente estão vazias. Assim sendo, o nível de fluido estará baixo e deve ser ajustado corretamente.

Os fabricantes utilizam uma válvula termostática de desvio para acelerar o aquecimento da transmissão quando fria, e manter sua temperatura ideal de trabalho após seu aquecimento.
Esta válvula termostática de desvio permite que o fluido circule pelo radiador de fluido da transmissão somente quando atinge uma certa temperatura (cerca de 85ºC) e abre completamente a 90ºC, este processo ajuda a transmissão a chegar à sua temperatura de trabalho rapidamente, evitando que o fluido circule pelo trocador de calor quando frio.

Este é um dos motivos pelo qual as máquinas de troca de fluido atuais são equipadas com aquecimento do fluido, para injetar fluido já quente no sistema, evitando assim que o termostato feche e impeça o fluido de chegar à todo o sistema, especialmente à linhas após a válvula e o trocador de calor.
Uma vez que o fluido atinja a temperatura normal de trabalho, ele então circula através do trocador de calor e enche as linhas vazias com o fluido proveniente da transmissão. O trocador de calor e as linhas necessitam de aproximadamente de 0,8 litros a 1,0 litro de fluido. O fluido se direciona através do trocador de calor para encher as linhas, o que baixa o nível total da transmissão, no primeiro enchimento. Ela poderá experimentar problemas de mudanças das marchas quando o nivel de fluido estiver muito baixo.
A vida da transmissão é influenciada pelo nível de fluido. Por esta razão, o recomendado é funcionar o motor até que a transmissão atinja a temperatura de 90º Celsius após a reinstalação. Por isso é necessário desligar o motor e deixar a transmissão esfriar até que a temperatura do fluido atinja entre 35º e 40º Celsius. A seguir, funcionar o motor novamente e, com o veiculo no elevador, soltar o bujão de verificação de nível na lateral da transmissão, conforme indica a figura.

Através desta abertura, abasteça com o fluido recomendado FEBI 39095 ou equivalente, fugindo dos “MULTI”, até que ele escorra pela abertura, e então recoloque e aperte o bujão. Este procedimento deve ser realizado com a temperatura da transmissão abaixo de 45º Celsius. Visto que o volume de óleo se altera em função da temperatura, este item é muito importante para o correto ajuste do nível, e sugerimos que você siga este procedimento.
Um outro ponto muito importante é o conversor de torque. A embreagem do conversor de torque (Lock-UP), possui uma influencia positiva no consumo de combustível do veículo e pode ser aplicada rapidamente – mesmo em 1ª marcha. Isto causa muitas vezes vibrações provenientes do motor através do conjunto; assim sendo, este conversor é equipado com um sistema de amortecimento torsional muito eficiente.
É necessário cuidados quando instalar o conversor de torque na transmissão. Guie o conversor sobre o eixo de entrada, mas não deixe que o peso total se apóie no eixo. Sustente parcialmente o conversor. A razão para isto é que o anel O-ring (veja figura) veda o eixo de entrada no conversor, e pode ser danificado durante a instalação. Este anel O-ring deve ser substituido quando o conversor for removido. Os fabricantes descrevem, nos manuais da transmissão que, ao se manusear o conversor, é prudente utilizar pelo menos dois cabos roscados no conversor. Isto ajuda a guiar e controlar o conversor sobre as estrias e proteger o anel O-ring.
Um outro ponto se refere ao eixo cardan. O balanceamento pode influenciar o comportamento de direção do veículo. Por esta razão, marque a posição do eixo em relação ao diferencial antes de sua desmontagem, e na reinstalação, mantenha a mesma posição original de fábrica. Este item é importante para o balanceamento do eixo. Alguns fabricantes de vaículos fornecem marcações que podem ser utilizadas como guias.

Inspecione o disco flexível quanto a desgaste. A ZF recomenda substituir o disco quando substituir a transmissão. Na figura acima, é possível observar o desgaste entre a borracha e a peça de metal que guia os parafusos.
Este desgaste pode causar trancos nas reduções de 2ª marcha para 1ª marcha, o qual é frequentemente associado à falha da transmissão.

E por último, é preciso atualizar o programa desta transmissão com auxilio de equipamento apropriado,isso garante a máxima eficiência da transmissão reformada e substituida.
Esperamos que estes pontos sejam de real ajuda aos técnicos envolvidos no reparo destas transmissões, lembrando que alguns deste pontos também servem como ajuda em outros tipos de transmissão.
Tenham todos um ótimo período de trabalho e até o próximo mês.

Diretor Técnico da Aptta Brasil
www.apttabrasil.com
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