Saber qual carro tem boa liquidez é o primeiro mandamento de quem compra um seminovo. Para ajudar nessa missão, o Data OLX Autos e a Fenauto divulgaram o termômetro de dezembro de 2025. O índice cruza dados de procura e venda para mostrar quais modelos são verdadeiros “cheques ao portador”.
A pontuação vai de 0 a 100. Quanto mais perto de 100, mais quente é o carro no mercado. Confira quem mandou na garagem no final do ano passado.
Hatches: a briga de gerações
Nos modelos menores, a liderança é dividida pelo tempo de uso. Entre os seminovos (0 a 3 anos), o Chevrolet Onix nada de braçada com 76,8 pontos. Ele também lidera na faixa de 4 a 8 anos.
Já quando o carro fica mais “experiente”, a velha guarda assume. O Fiat Palio é o rei da faixa de 9 a 12 anos. E nos modelos acima de 13 anos, o VW Gol mostra porque é uma lenda, liderando com folga (80,9 pontos).
Sedãs: domínio japonês
Aqui a fidelidade do consumidor tem nome e sobrenome: Toyota Corolla. O modelo lidera três categorias consecutivas: seminovos, usados de 4 a 8 anos e usados de 9 a 12 anos. É impressionante a constância desse carro.
A única chance para concorrência aparece nos modelos mais antigos. Na categoria acima de 13 anos, o Honda Civic assume o topo, provando que o “New Civic” ainda mexe com o coração brasileiro.
SUVs: do moderno ao pioneiro
A categoria mais desejada do momento tem líderes bem definidos por fase:
- 0 a 3 anos: VW T-Cross lidera;
- 4 a 8 anos: Jeep Compass é o favorito;
- 9 a 12 anos: Renault Duster mostra sua robustez;
- 13+ anos: Ford EcoSport, o “pai” dos SUVs compactos, segue imbatível com 81,2 pontos.
O que isso significa para você?
Se você tem um desses modelos na garagem, parabéns. A chance de fazer um bom negócio rápido é alta. Se está pensando em comprar, esses são os carros que desvalorizam menos e têm peças fáceis de achar.
Para mais informações acesse: lp.olx.com.br/indicefenautoolx/
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.



