Inovação

Baterias de íons de sódio: Brasil cria tecnologia com biomassa

O avanço do armazenamento de energia é o grande pilar da mobilidade elétrica mundial. Na busca por soluções mais seguras e baratas, o Brasil assumiu uma posição estratégica de liderança. O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, em parceria de peso com a empresa ELO, desenvolveu um material revolucionário para a fabricação de baterias de íons de sódio a partir de biomassa.

A tecnologia inovadora já teve a sua patente depositada e promete sacudir a indústria automotiva. O grande diferencial desse projeto nacional é a obtenção de nanofibilas de carbono. Esse formato melhora absurdamente a condutividade elétrica, um fator crítico para o desempenho perfeito do veículo nas ruas.

Tecnologia nacional e sustentabilidade

O interesse global pelo sódio não acontece por acaso. Esse elemento é amplamente abundante na natureza e reduz as tensões geopolíticas pela busca de matérias primas críticas. Para o reparador que vai receber esses carros no elevador, a melhor notícia é a segurança. O sistema apresenta um risco infinitamente menor de explosão ou combustão se comparado ao lítio tradicional.

Confira os grandes diferenciais dessa tecnologia que vai invadir as garagens:

  • Utilização inteligente de biomassa e resíduos para criar componentes de alto valor agregado.
  • Possibilidade de usar a mesma base produtiva industrial das atuais tecnologias de lítio.
  • Produção bem sucedida de células cilíndricas do tipo 18650 em fase de prototipagem.
  • Redução drástica da dependência de materiais importados e de alto custo.
Segurança máxima para o reparador

A ELO decidiu apostar nesse projeto por entender que o futuro da energia exige disponibilidade de material e baixo impacto ambiental. Com o depósito da patente garantindo, o foco das equipes agora é a consolidação em escala industrial.

Os próximos passos envolvem testes rigorosos de segurança em células de maior capacidade e estudos profundos de viabilidade econômica. Para o profissional da reparação automotiva, acompanhar de perto o desenvolvimento das baterias de íons de sódio é a certeza de estar preparado para diagnosticar e lucrar com a frota eletrificada

Para mais informações, acesse: fiepr.org.br

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.