No dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock e o gênero tem fortes ligações com o mundo automotivo. A Revista Reparação Automotiva traz os carros mais icônicos do Rock and Roll.
ELVIS PRESLEY – Cadillac
Não podemos começar a nossa lista de carros mais icônicos do Rock and Roll sem ser com ele, o Rei Elvis Presley. Ele era uma grande apaixonado por Cadillacs, principalmente os pintados em rosa. O primeiro foi adquirido em 1956 e foi seguido por mais de 30 outros modelos, muitos dos quais estão expostos no museu do astro, em Graceland. Dizem que o recorde pessoal do Rei do Rock foi de 14 veículos comprados de uma vez na revenda preferida do artista. Quanto à cor, Elvis acabou sendo um precursor, já que “Pink Cadillac” serviu de inspiração para outros roqueiros, como Bruce Springsteen, e cineastas,
como Clint Eastwood.
JIMI HENDRIX – Corvette Stingray 1963
Hendrix revolucionou a maneira de tocar guitarra nos anos 1960 e influenciando milhares de guitarristas até hoje, sendo a sua performance no Festival Woodstock em 1969, no qual executou uma versão ensandecida do hino nacional americano, é considerada uma das melhores pelos fãs.Jimi Hendrix adquiriu um Chevrolet Corvette Stingray 1963, mas havia um problema: o guitarrista não possuía licença para dirigir e, consequentemente, não era um motorista seguro. Assim, não foi de se estranhar que o carro tenha sido destruído em um acidente. Mas, como tinha seguro, foi providenciado um veículo substituto: outro Corvette C3, mas um modelo 1969.
GEORGE HARRISON – Aston Martin DB5
Não podemos deixar de falar sobre The Beatles quando falamos de carros. O maior entusiasta do grupo por velocidade era o guitarrista George Harrison. O seu Aston Martin DB5 era tão icônico que foi utilizado nas filmagens do filme 007 contra Goldfinger, o que tornou esse modelo da montadora inglesa famoso ao redor do mundo.
JIMMY PAGE – Cord 810 Phaeton
O guitarrista do Led Zeppelin era mais um que era apaixonado por carros. O modelo que o músico mais se identificou foi com o Cord 810 Phaeton 1936. Trata-se do primeiro automóvel americano com tração dianteira criado pelo designer-chefe da Duesenberg. Com quase cinco metros de comprimento e pesando 1,9 toneladas, o Cord 810 se destacava pela dianteira elegante, com a grade recuada e os faróis escamoteáveis nos para-lamas, o que lhe rendeu o estranho apelido de “Nariz de Caixão”.
ROBERTO CARLOS – “Calhambeque”
O Brasil também está presente nessa lista. Para encerrar a lista temos o Rei Roberto Carlos é uma grande aficionado por carros, tendo uma coleção de veículos invejável. Uma das canções mais famosas do cantor é a clássica O Calhambeque, composta em parceria com o seu irmão Erasmo Carlos.
Cinquenta anos depois da música, é possível ver o cantor esbanjar a sua coleção de carros que vão desde o já conhecido Calhambeque (que na verdade é um Chevrolet Coupé ano 1933) desde maquinas potentes e modernas como uma Lamborghini Galardo
RAUL SEIXAS – Dodge Magnum
Raul seixas era um grande fã de carros longos, como o Dodge Magnum. Na sua coleção ela já teve diversos carros, Chevrolet Opala, Ford Galaxie Landau e Fiat 147 – com o qual o artista viajou para o Espírito Santo, Minas Gerais e, acredita, até Salvador, na Bahia, cidade onde Seixas nasceu.
O cantor também teve um ‘Dojinho’ 1975, que foi avariado pela ressaca do mar no Rio de Janeiro na década de 1970. O acidente inusitado rendeu entrevista para a TV Globo.