fbpx

Índice de empregabilidade no setor de distribuição de autopeças mantém estabilidade

A pandemia, provocada pela COVID-19, trouxe impactos negativos para diversos setores da economia não só no Brasil, mas no mundo. Junto com o isolamento social veio também restrições de restrição de funcionamento e diminuição da renda da população. Muitas empresas fecharam, outras usaram benefícios, como a suspensão de contrato de trabalho ou redução da jornada, e até mesmo reduziram seu quadro de colaboradores. “Responsáveis pela manutenção de veículos, incluindo ambulâncias, bombeiros, polícia e frotas de órgãos púbicos e transporte privado emergencial, as empresas de reparação automotiva, consideradas serviços essenciais, foram autorizadas a ficar com portas abertas durante o isolamento, o que acabou gerando demanda de autopeças. Por outro lado, o comércio de autopeças atuou, inicialmente, com entregas delivery e drive-thru, e, em seguida, houve a reabertura. Isto permitiu estabilidade ao setor de distribuição e que grande parte dos empresários mantivessem os empregos”, afirma Rodrigo Carneiro, presidente da ANDAP – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças.

Antes de entrar em vigor a quarentena, o número de funcionários, em fevereiro, cresceu 1,3%, enquanto o turnover ficou em 4,4%, de acordo com indicadores da ANDAP sobre o setor de distribuição de autopeças. Em março e abril, estes números se mantiveram estáveis, 1,5% e 4,6%, e 0,8% e 4,8%, respectivamente. No mês de agosto, o quadro de colaboradores registrou, após seis meses de pandemia, pequena redução, de 4,9%. A rotatividade de profissionais nas empresas contabilizou 3,2%. “Os resultados mostram o esforço dos distribuidores de autopeças em manter suas equipes de colaboradores mesmo com todas as dificuldades criadas pela pandemia da COVID-19”, comentou.

As medidas do governo que possibilitaram redução de jornada, suspensão de contrato de trabalho e férias, associadas ao serviço de manutenção de veículos que foi considerada atividade essencial, foram essenciais para o setor de distribuição conseguir manter índices positivos de empregabilidade no setor de distribuição de autopeças.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *