Além da água no óleo do motor, é preciso observar também o radiador do óleo ou trocador de calor do lubrificante.
Quando há água no óleo do motor e óleo no sistema de arrefecimento nem sempre ocorre o comprometimento da junta de cabeçote. Às vezes, pode ser uma falha ou passagem no radiador de óleo ou trocador de calor do lubrificante.
O lubrificante não é apenas óleo e sim a soma de aditivos e óleo básico, recomendado pelo fabricante do motor. Ele lubrifica, limpa, evita a oxidação e também é agente refrigerante das peças. O lubrificante vai até as peças, rouba temperatura, desce até o cárter, perde temperatura já que o cárter também faz refrigeração e depois passa pelo trocador de calor ou radiador de óleo, lembrando que não são todos os motores que contam com trocador de calor. Tem projetos que há apenas o cárter. Caso tenha o trocador de calor, é preciso cuidar do componente na hora da manutenção e prestar atenção ao líquido de arrefecimento, formado por água desmineralizada e aditivo na proporção indicada pelo fabricante.
É preciso ficar atento também à vedação, pois, muitas vezes, o vazamento pode ocorrer na peça ou no filtro de óleo e na vedação que já acompanha o trocador de calor da Pierburg.
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o portal da Motorservice, que comercializa componentes motor das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, do grupo Rheinmetall, que apresenta diversas informações técnicas em vídeos, como este do Dr. Carro (https://www.youtube.com/watch?v=5DLlLG5newM).