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Estratégia de Marketing, o que é e como atrair mais clientes

Para um plano de Marketing eficiente, a internet está aí para você conquistar novos consumidores. Saiba como aproveitá-la!

Nesta era cada vez mais digital em que as pessoas estão mais conectadas, a internet é uma mão na roda para divulgar produtos e serviços. E para você,  empresário da reparação, não seria diferente. O primeiro passo, conforme orienta Wagner Trece, sócio da Agência Raiz e cofundador do coletivo Junta Com., é definir uma estratégia de Marketing com real potencial de conversão. Para este objetivo, ele especifica quatro fatores essenciais. Confira!

Público – Ele explica que definir o seu público de interesse é de extrema importância para que sua estratégia de Marketing Digital consiga alcançar as pessoas certas. “E quando falamos em pessoas, é importante considerar a formatação do seu cliente ideal. Traçar um perfil completo, levantando informações como: formação educacional, faixa etária, ocupação profissional e outros interesses são indispensáveis. Pense nisso!”. 

E isto não é um bicho de sete cabeças. “É simples, basta realizar o exercício de pensar com a cabeça do cliente. Colocar no papel os hábitos e rotinas do consumidor. Informações como: renda mensal, tipo de carro, faixa etária, locais que costuma frequentar e até mesmo o tipo de música que escuta”.

Especificamente para você, empresário da reparação, ele diz que o ideal é tentar entender os hábitos do público-alvo e com isso definir uma persona. “É importante considerar que ao longo do tempo será necessário fazer ajustes. Marketing não é uma ciência exata”.

Marketing digital – E para traçar o seu público-alvo, o que ele chama de persona, o Marketing Digital tem muito a ajudar. “O ideal é explorar todas as possibilidades de divulgação. Realizar testes em diferentes formatos de conteúdo e analisar o engajamento do público. O Marketing é uma sequência de tentativas e ajustes’.

Linguagem e formato – Segundo Trece, para estabelecer uma comunicação efetiva com o seu público de interesse, você deve descobrir o modelo de linguagem que os seus seguidores estão acostumados a corresponder. “Além disso, é necessário dar atenção ao formato de conteúdo. Lembre-se: Esse será o seu meio de transmissão de ideias”.

Ele também destaca que o mais importante é ter um padrão na comunicação com o público. “Desenvolva uma característica marcante de identificação na fala e no texto. A linguagem é quase que uma assinatura de autenticidade. E o erro mais frequente é não ter um padrão específico de fala e não utilizar termos que estejam de acordo com o público-alvo”.

Mídia – Escolher a mídia certa para alcançar este objetivo também é fundamental. “É impossível não se lembrar da importância de se escolher a mídia certa. Saber por onde anda o seu público é indispensável para garantir a eficiência da sua estratégia de Marketing Digital”.

E o caminho ideal para isso é realizar testes. “Após um período mínimo de três meses, analise o retorno em cada uma delas. Não existe receita infalível nem fórmula do sucesso. O início dá trabalho. Mas lá na frente, com certeza, compensa!”. E não veja isso como um custo, mas como um investimento. “Basta entender que é um recurso para aquisição de novos clientes”.

Planejamento – Trece também orienta um planejamento para a estratégia de Marketing. “A partir dele será possível acompanhar tudo de perto e averiguar a eficiência de cada campanha. E não se esqueça de que o planejamento deve ser um instrumento de trabalho flexível. É muito importante ter um calendário de ações. É neste documento que você vai dar andamento às suas atividades, como publicação de conteúdo nas redes sociais, blog, site e afins”.

De acordo com ele, o ideal é que o planejamento para estratégia de marketing seja feito a cada 15 dias. “Um  bom planejamento de conteúdo deve seguir com: ideia, produção, aprovação prévia, ajustes, aprovação final, publicação e mensuração”. E para mensurar o retorno das mídias, “analise o retorno do investimento através de relatórios. Esses dados podem ser adquiridos em plataformas pagas e gratuitas. As próprias redes já oferecem esse serviço sem custos”, conclui o consultor de negócios. 

DIVULGAÇÃO NA PRÁTICA

Na Motorfast, na cidade de São Paulo, quem se encarrega das redes sociais é Bruno Tinoco Martinucci (foto), que também está à frente da oficina, ao lado de seu pai, Alberto Martinucci Jr. “Além do WhatsApp, a principal rede social que utilizamos é o Instagram, que está bombando muito mais que o Facebook. E não temos site, pois entendemos que o Instagram nos traz muito mais retorno”, comenta Bruno Martinucci. 

Outra que pode ser considerada praticamente como uma mídia espontânea é o Google. “É impressionante o retorno que ele nos dá, simplesmente com as indicações e avaliações dos clientes, o feedback deles”. E para mensurar o retorno, Martinucci conta que sempre que chega um novo cliente na oficina, ele pergunta como ficou sabendo deles. 

E os provenientes das mídias sociais não são um público-alvo por eles definido. “Nós só conseguimos defini-los quando pagamos pela divulgação, e como nós nunca fizemos isso, os seguidores que temos, como pelo Instagram, que não são muitos, pois começamos há menos de um ano, são os que nos procuraram ou por indicação. E no nosso cartão também tem a nossa rede social”. 

Na questão da linguagem, até por ele ter 29 anos, ela é a mais natural possível e menos formal. “Acredito que o formato é ser o mais natural possível, falar com gente como a gente”. Por fim, questionado se ele faz um planejamento de mídia, ele diz que este é o objetivo em breve. “Ainda não consegui fazer isso por conta do serviço na oficina. Mas quero, em um futuro breve, ter um planejamento, tentar todo o dia fazer um post”. 

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