CCR AutoBAn, que administra o trecho, realiza campanha com o objetivo de orientar sobre a importância da manutenção preventiva
A cada seis minutos um veículo apresenta pane no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Levantamento realizado pela CCR AutoBAn, concessionária que administra as rodovias, aponta que de janeiro a novembro deste ano cerca de 76 mil veículos foram atendidos pela equipe do SOS Usuário, sendo a pane mecânica a mais comum, responsável por quase 70% dos casos.
Segundo João Moacir da Silva, coordenador de tráfego da CCR AutoBAn, o levantamento ainda leva em consideração atendimentos de pneu furado, pane elétrica, superaquecimento do motor, bateria descarregada e pane seca. “Em 2020, as equipes da concessionária atenderam, em média, 16 veículos por dia com pane seca, o que equivale a um atendimento a cada 100 minutos, ou uma hora e quarenta. Este tipo de situação pode ser evitada, a partir do planejamento adequado da viagem, evitando, por exemplo, que o motorista e família fiquem expostos a situações de risco”, lembra.
O que fazer em caso de pane
Quando um imprevisto acontece, o motorista deve ficar atento a algumas recomendações para garantir a própria segurança e dos passageiros. Entre as medidas que devem ser adotadas, a primeira delas é comunicar a concessionária, que irá acionar os recursos necessários para o atendimento, que é gratuito. A comunicação pode ser feita pelo próprio aparelho celular do usuário, que deve ligar para o número 0800-0555550 (ligação gratuita) ou a partir de um dos 544 telefones de emergência instalados a cada quilômetro das rodovias. “Logo após acionar a concessionária, o usuário deve procurar uma área de refúgio e aguardar a chegada dos nossos colaboradores”, aponta o coordenador de tráfego da CCR AutoBAn.