fbpx

Cummins ReCon celebra 30 anos de remanufatura no Brasil

Enquanto a marca reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, as vendas da linha cresceram 90% no Brasil nos últimos cinco anos.

A ReCon, marca que representa o negócio de produtos remanufaturados da Cummins, completa 30 anos de presença no mercado brasileiro de peças de reposição em 2020. E não faltam motivos para celebrar: ampla experiência na fabricação de produtos remanufaturados, alinhamento com o conceito de economia circular, sustentabilidade ambiental e o crescimento acumulado das vendas, atingindo a expressiva marca de 90% nos últimos 5 anos.

A Cummins iniciou a produção dos remanufaturados ReCon no Brasil em 1990 na unidade fabril localizada em Guarulhos (SP) com apenas um modelo de componente, o cabeçote de cilindros do motor N e um processo tímido de vendas de peças remanufaturadas a base de troca. Após 30 anos, o portfólio de produtos deste negócio comercializa cerca de 45 mil unidades/ano, contemplando motores, cabeçotes de cilindros, injetores, módulos eletrônicos, bombas de água, entre outros e as vendas representam uma fatia de 15% no faturamento da divisão de peças de reposição da Cummins. Atualmente, a Cummins possui plantas de remanufatura no México, EUA, Brasil e Índia, e um time de mais de 1.700 colaboradores dedicados à marca ReCon globalmente.  

De acordo com Glaucio Soares, líder da operação de manufatura de ReCon no Brasil, “o processo de remanufatura da Cummins é de grande valor não apenas para os clientes, mas também para o País, ao contribuir com a economia circular. Os clientes procuram e necessitam de veículos que estejam em perfeitas condições de operação, com custo competitivo de manutenção e agilidade na hora de um eventual reparo. É para isso que trabalhamos todos os dias sabendo que também contribuímos com um propósito maior, ampliar o ciclo de um produto, dando um novo uso a ele, sem descartá-lo e reduzindo amplamente o impacto ambiental”. 

Para a Cummins, a remanufatura é um exemplo prático do compromisso da empresa com a sustentabilidade. “O processo demanda 85% menos energia elétrica se comparado a fabricação de um produto novo e utiliza tecnologia que garante um alto reaproveitamento de materiais, eliminando o descarte desnecessário de peças. Anualmente, são cerca de 530 toneladas/ano de materiais trazidos de volta para a fábrica no Brasil”, reforça Glaucio. Vale acrescentar ainda que só as operações da marca ReCon no mundo evitam a emissão de 90 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano. 

Os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos, seguindo os padrões de qualidade da empresa. “Além disso, oferecemos garantia de 12 meses com cobertura da rede autorizada Cummins em todo o território nacional. O cliente ReCon conta ainda com produtos que já incorporam as mais recentes atualizações de engenharia de fábrica”, complementa Mariana Marcondes, gerente de Vendas de Peças de Reposição da Cummins Brasil. O custo de manutenção, quando necessária, é de 20% a 30% menor que a de um produto novo e o tempo que o veículo fica inativo é 60% menor do que em uma reforma convencional. 

“Para os próximos anos, continuaremos em busca de novas soluções e tecnologias que proporcionem aos clientes produtos e serviços adequados às novas necessidades dos seus negócios e do desenvolvimento sustentável”, finaliza Glaucio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *